USO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO O CONTEÚDO; AMINOÁCIDOS, BASEADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80688 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1653 "inscrito_id" => 4301 "titulo" => "USO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO O CONTEÚDO; AMINOÁCIDOS, BASEADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA." "resumo" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PODEMOS DEFINIR COMO O MODELO DE APRENDIZADO NO QUAL ALGUÉM ATRIBUI SIGNIFICADOS A UM CONHECIMENTO A PARTIR DA INTERAÇÃO COM SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS. PARTIMOS DO PRINCÍPIO QUE UM ASSUNTO QUANDO MEMORIZADO O TEMPO DE DURAÇÃO DESTE ASSUNTO PODERÁ SER APENAS O SUFICIENTE PARA LEMBRA-LO DURANTE ALGUMAS SEMANAS. DIVERSOS ESTUDOS JÁ FORAM INTRODUZIDOS DENTRO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM, PORÉM UM QUE AQUI DESTACAMOS NESTE TRABALHO CUJO OBJETIVO É APLICAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM UM CONTEÚDO DE BIOQUÍMICA NA AULA DE BIOLOGIA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, TENDO COMO TEMA: O ESTUDO DOS AMINOÁCIDOS COMO BASE DE FORMAÇÃO DAS PROTEÍNAS. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO APLICAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD), ONDE O TEMA DA AULA NA CONDIÇÃO REMOTA PUDESSE FAVORECER A APRENDIZAGEM. A CONTEXTUALIZAÇÃO OCORREU MEDIANTE PROCESSOS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM LIVROS DIDÁTICOS, LOGO DEPOIS, A FORMALIZAÇÃO DE CONCEITOS E APLICAÇÃO DE CONHECIMENTOS NA CONSTRUÇÃO DE INFOGRÁFICOS E/OU VÍDEOS. A SD TEVE COMO BASE A DINÂMICA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS, ENVOLVENDO: USO DE UMA QUESTÃO NORTEADORA CONTEXTUALIZADA :PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL, AULAS DIALÓGICAS, DURANTE O PERÍODO DA AULA SÍNCRONA, RODAS DE CONVERSAS E A APRESENTAÇÃO DE UM VÍDEO DE ANIMAÇÃO SOBRE OS AMINOÁCIDOS COMO ORGANIZADOR DO CONHECIMENTO E QUANTO A APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO SE FORMALIZOU COM A CONSTRUÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS SOBRE OS AMINOÁCIDOS. OS RESULTADOS OBSERVADOS DURANTE O PROCESSO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EVIDENCIARAM O POTENCIAL DA PRESENTE SD PARA EXPLORAR O TEMA SOBRE OS AMINOÁCIDOS EM AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, BIOLOGIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD4_SA116_ID832_02082021100234.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÉRGIO DO NASCIMENTO CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "SÉRGIO CAVALCANTE" "autor_email" => "profsergiocavalcant@gmail" "autor_ies" => "FACULTAD INTERAMERICANA DE CIENCIAS SOCIALES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80688 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1653 "inscrito_id" => 4301 "titulo" => "USO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO O CONTEÚDO; AMINOÁCIDOS, BASEADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA." "resumo" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PODEMOS DEFINIR COMO O MODELO DE APRENDIZADO NO QUAL ALGUÉM ATRIBUI SIGNIFICADOS A UM CONHECIMENTO A PARTIR DA INTERAÇÃO COM SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS. PARTIMOS DO PRINCÍPIO QUE UM ASSUNTO QUANDO MEMORIZADO O TEMPO DE DURAÇÃO DESTE ASSUNTO PODERÁ SER APENAS O SUFICIENTE PARA LEMBRA-LO DURANTE ALGUMAS SEMANAS. DIVERSOS ESTUDOS JÁ FORAM INTRODUZIDOS DENTRO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM, PORÉM UM QUE AQUI DESTACAMOS NESTE TRABALHO CUJO OBJETIVO É APLICAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM UM CONTEÚDO DE BIOQUÍMICA NA AULA DE BIOLOGIA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, TENDO COMO TEMA: O ESTUDO DOS AMINOÁCIDOS COMO BASE DE FORMAÇÃO DAS PROTEÍNAS. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO APLICAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD), ONDE O TEMA DA AULA NA CONDIÇÃO REMOTA PUDESSE FAVORECER A APRENDIZAGEM. A CONTEXTUALIZAÇÃO OCORREU MEDIANTE PROCESSOS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM LIVROS DIDÁTICOS, LOGO DEPOIS, A FORMALIZAÇÃO DE CONCEITOS E APLICAÇÃO DE CONHECIMENTOS NA CONSTRUÇÃO DE INFOGRÁFICOS E/OU VÍDEOS. A SD TEVE COMO BASE A DINÂMICA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS, ENVOLVENDO: USO DE UMA QUESTÃO NORTEADORA CONTEXTUALIZADA :PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL, AULAS DIALÓGICAS, DURANTE O PERÍODO DA AULA SÍNCRONA, RODAS DE CONVERSAS E A APRESENTAÇÃO DE UM VÍDEO DE ANIMAÇÃO SOBRE OS AMINOÁCIDOS COMO ORGANIZADOR DO CONHECIMENTO E QUANTO A APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO SE FORMALIZOU COM A CONSTRUÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS SOBRE OS AMINOÁCIDOS. OS RESULTADOS OBSERVADOS DURANTE O PROCESSO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EVIDENCIARAM O POTENCIAL DA PRESENTE SD PARA EXPLORAR O TEMA SOBRE OS AMINOÁCIDOS EM AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, BIOLOGIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD4_SA116_ID832_02082021100234.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÉRGIO DO NASCIMENTO CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "SÉRGIO CAVALCANTE" "autor_email" => "profsergiocavalcant@gmail" "autor_ies" => "FACULTAD INTERAMERICANA DE CIENCIAS SOCIALES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }