QUÍZMI GAME: UM INSTRUMENTO LÚDICO EDUCATIVO PARA O
ENSINO DE QUÍMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81255 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2356 "inscrito_id" => 8198 "titulo" => """ QUÍZMI GAME: UM INSTRUMENTO LÚDICO EDUCATIVO PARA O\r\n ENSINO DE QUÍMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA """ "resumo" => """ O PRESENTE TRABALHO RETRATA UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA POR LICENCIANDOS DO\r\n CURSO DE QUÍMICA DO IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA, INTEGRANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE\r\n INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). FRENTE AO ATUAL CENÁRIO PANDÊMICO NO QUAL ESTÁ INSERIDO O AMBIENTE\r\n EDUCACIONAL BRASILEIRO, O CORPO DOCENTE PRECISOU ADAPTAR-SE AO FORMATO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL.\r\n DESTA FORMA, A PESQUISA FUNDAMENTOU-SE NA ANÁLISE DE ESTUDOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS\r\n DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NA EDUCAÇÃO, LEVANDO EM CONTA A CRISE SANITÁRIA\r\n MUNDIAL. O PRINCIPAL OBJETIVO DO PROJETO TRATA-SE DA APLICAÇÃO DO JOGO LÚDICO QUÍZMI GAME, QUE ABORDA\r\n OS CONTEÚDOS DE PILHAS, ELETRÓLISE, EQUILÍBRIO QUÍMICO, E EQUILÍBRIO EM SOLUÇÕES AQUOSAS. O JOGO FOI\r\n DESENVOLVIDO A PARTIR DO PROCESSO DE GAMIFICAÇÃO DA PLATAFORMA POWERPOINT. OS RESULTADOS\r\n EVIDENCIARAM QUE, APESAR DOS ESTUDANTES APROVAREM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO CONTEXTO ESCOLAR, POUCOS\r\n PROFESSORES ADOTAM DESSA METODOLOGIA DE ENSINO. À VISTA DISSO, A ATIVIDADE LÚDICA SUPRACITADA BUSCA\r\n CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES DA ÁREA DE QUÍMICA, DEMONSTRANDO POR MEIO DE UM\r\n JOGO EDUCATIVO UMA NOVA FORMA DE ENSINAR E APRENDER. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "LÚDICO, GAMIFICAÇÃO, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID8198_30092021230653.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CAROLINE SANTOS VELOZO" "autor_nome_curto" => "MARIA CAROLINE" "autor_email" => "maria.velozo@academico.if" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA - CAMPUS JOÃO PESSOA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81255 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2356 "inscrito_id" => 8198 "titulo" => """ QUÍZMI GAME: UM INSTRUMENTO LÚDICO EDUCATIVO PARA O\r\n ENSINO DE QUÍMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA """ "resumo" => """ O PRESENTE TRABALHO RETRATA UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA POR LICENCIANDOS DO\r\n CURSO DE QUÍMICA DO IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA, INTEGRANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE\r\n INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). FRENTE AO ATUAL CENÁRIO PANDÊMICO NO QUAL ESTÁ INSERIDO O AMBIENTE\r\n EDUCACIONAL BRASILEIRO, O CORPO DOCENTE PRECISOU ADAPTAR-SE AO FORMATO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL.\r\n DESTA FORMA, A PESQUISA FUNDAMENTOU-SE NA ANÁLISE DE ESTUDOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS\r\n DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NA EDUCAÇÃO, LEVANDO EM CONTA A CRISE SANITÁRIA\r\n MUNDIAL. O PRINCIPAL OBJETIVO DO PROJETO TRATA-SE DA APLICAÇÃO DO JOGO LÚDICO QUÍZMI GAME, QUE ABORDA\r\n OS CONTEÚDOS DE PILHAS, ELETRÓLISE, EQUILÍBRIO QUÍMICO, E EQUILÍBRIO EM SOLUÇÕES AQUOSAS. O JOGO FOI\r\n DESENVOLVIDO A PARTIR DO PROCESSO DE GAMIFICAÇÃO DA PLATAFORMA POWERPOINT. OS RESULTADOS\r\n EVIDENCIARAM QUE, APESAR DOS ESTUDANTES APROVAREM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO CONTEXTO ESCOLAR, POUCOS\r\n PROFESSORES ADOTAM DESSA METODOLOGIA DE ENSINO. À VISTA DISSO, A ATIVIDADE LÚDICA SUPRACITADA BUSCA\r\n CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES DA ÁREA DE QUÍMICA, DEMONSTRANDO POR MEIO DE UM\r\n JOGO EDUCATIVO UMA NOVA FORMA DE ENSINAR E APRENDER. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "LÚDICO, GAMIFICAÇÃO, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID8198_30092021230653.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CAROLINE SANTOS VELOZO" "autor_nome_curto" => "MARIA CAROLINE" "autor_email" => "maria.velozo@academico.if" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA - CAMPUS JOÃO PESSOA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }