PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO POLÍTICA
PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80798 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1812 "inscrito_id" => 1582 "titulo" => """ PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO POLÍTICA \r\n PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES """ "resumo" => """ PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) TEM POR OBJETIVO APRIMORAR A FORMAÇÃO \r\n DO GRADUANDO NOS CURSOS DE LICENCIATURA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSISTE EM APRESENTAR UM ESTUDO \r\n ACERCA DO PRP ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. PARA ISSO, REALIZAMOS UMA \r\n PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, NOS QUAIS FORAM UTILIZADOS OS FUNDAMENTOS LEGAIS DA PRP, \r\n RESOLUÇÕES CNE/CP N. 4/2018, N. 2/2017, N.02/2015; LDBEN N. 9.394/96; PORTARIA GAB N. 38/2018; \r\n CONSTITUIÇÃO FEDERAL (1988); EDITAIS CAPES; DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO \r\n BÁSICA; BNCC; BNC-FORMAÇÃO E REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS ARTICULADAS AOS REFERENCIAIS DE FORMAÇÃO DE \r\n PROFESSORES. A PESQUISA FOI ESTRUTURADA DESCREVENDO O PRP ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE \r\n PROFESSORES. ASSIM, COMPREENDEMOS QUE O PRP BUSCA ROMPER COM A CLÁSSICA DISTÂNCIA ENTRE A TEORIA E \r\n A PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DE UMA EXPERIÊNCIA MAIS LARGA COM ATUAÇÃO DIVIDIDA ENTRE A \r\n UNIVERSIDADE E A ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. POR CONTER UMA CARGA HORÁRIA AMPLIADA, COLABORA PARA O \r\n QUE O FUTURO DOCENTE PASSE A COMPREENDER E TER EXPERIÊNCIAS NO ÂMBITO ESCOLAR EM UM FORMATO MAIS \r\n APROFUNDADO. O PRP INTEGRA A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUGERE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE \r\n NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO UMA PROPOSTA INOVADORA E ENCARANDO VÁRIOS DESAFIOS. ASSIM, DESTACAMOS A \r\n NECESSIDADE DE AMPLIAR AS PESQUISAS ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA \r\n PARA O FORTALECIMENTO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, A FIM DE \r\n OPORTUNIZAR UMA DISCUSSÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO CONTEXTO ESCOLAR. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, POLÍTICA EDUCACIONAL,, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID1582_23092021150147.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA GOMES DE SOUZA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "PAULA RIBEIRO" "autor_email" => "1807ribeiropaula.rp@gmail" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80798 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1812 "inscrito_id" => 1582 "titulo" => """ PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO POLÍTICA \r\n PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES """ "resumo" => """ PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) TEM POR OBJETIVO APRIMORAR A FORMAÇÃO \r\n DO GRADUANDO NOS CURSOS DE LICENCIATURA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSISTE EM APRESENTAR UM ESTUDO \r\n ACERCA DO PRP ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. PARA ISSO, REALIZAMOS UMA \r\n PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, NOS QUAIS FORAM UTILIZADOS OS FUNDAMENTOS LEGAIS DA PRP, \r\n RESOLUÇÕES CNE/CP N. 4/2018, N. 2/2017, N.02/2015; LDBEN N. 9.394/96; PORTARIA GAB N. 38/2018; \r\n CONSTITUIÇÃO FEDERAL (1988); EDITAIS CAPES; DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO \r\n BÁSICA; BNCC; BNC-FORMAÇÃO E REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS ARTICULADAS AOS REFERENCIAIS DE FORMAÇÃO DE \r\n PROFESSORES. A PESQUISA FOI ESTRUTURADA DESCREVENDO O PRP ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE \r\n PROFESSORES. ASSIM, COMPREENDEMOS QUE O PRP BUSCA ROMPER COM A CLÁSSICA DISTÂNCIA ENTRE A TEORIA E \r\n A PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DE UMA EXPERIÊNCIA MAIS LARGA COM ATUAÇÃO DIVIDIDA ENTRE A \r\n UNIVERSIDADE E A ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. POR CONTER UMA CARGA HORÁRIA AMPLIADA, COLABORA PARA O \r\n QUE O FUTURO DOCENTE PASSE A COMPREENDER E TER EXPERIÊNCIAS NO ÂMBITO ESCOLAR EM UM FORMATO MAIS \r\n APROFUNDADO. O PRP INTEGRA A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUGERE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE \r\n NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO UMA PROPOSTA INOVADORA E ENCARANDO VÁRIOS DESAFIOS. ASSIM, DESTACAMOS A \r\n NECESSIDADE DE AMPLIAR AS PESQUISAS ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA \r\n PARA O FORTALECIMENTO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, A FIM DE \r\n OPORTUNIZAR UMA DISCUSSÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO CONTEXTO ESCOLAR. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, POLÍTICA EDUCACIONAL,, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID1582_23092021150147.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA GOMES DE SOUZA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "PAULA RIBEIRO" "autor_email" => "1807ribeiropaula.rp@gmail" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }