UM OLHAR SOBRE AS POLITICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO EM MATO GROSSO DO SUL: APONTAMENTOS A PARTIR DO REFERENCIAL DE FOUCAULT
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81243 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2339 "inscrito_id" => 7991 "titulo" => "UM OLHAR SOBRE AS POLITICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO EM MATO GROSSO DO SUL: APONTAMENTOS A PARTIR DO REFERENCIAL DE FOUCAULT" "resumo" => "ESSE ARTIGO VISA PROBLEMATIZAR OS ELEMENTOS E O CONTEXTO EM QUE, NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS, FOI ELABORADO E IMPLANTADO O PROGRAMA DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL EM 2017, DENOMINADO – ESCOLA DA AUTORIA. PELA NATUREZA DA EDUCAÇÃO E A OPERACIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, FAZ-SE NECESSÁRIO EXPLICITAR A FORMA DE ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E AS REDES DE RELAÇÕES QUE PRODUZEM PODERES E SABERES, ANALISANDO O CONTEXTO HISTÓRICO E AS TÁTICAS PRODUZIDA EM TORNO DESSA NOVA PROPOSTA DE REFORMA DO ENSINO MÉDIO, QUE SURGIU PELA MEDIDA PROVISÓRIA (MP) N. 746, DE 22 DE SETEMBRO 2016 E REGULAMENTADA PELA LEI N. 13.415, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (PPGEDU/UFMS/CAPES), CURSO DE DOUTORADO. ASSIM, EMBORA SE SAIBA QUE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL ESTEJA PREVISTA NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE-2014-2024), ESSES NOVOS DISCURSOS NECESSITAM SER INVESTIGADOS, E, PARA ISSO, BUSCOU-SE ANALISAR ESTA TEMÁTICA SOB UM OLHAR DO REFERENCIAL DE MICHEL FOUCAULT, A FIM DE, ANALISAR OS ELEMENTOS ESSENCIAIS PARA A COMPREENSÃO DA COMPOSIÇÃO DOS PROCESSOS E DECISÕES QUE LEVARAM A ARTICULAÇÃO DE PROGRAMAS DE FOMENTO À IMPLEMENTAÇÃO DE ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL, APRESENTANDO DISCURSOS DE FLEXIBILIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS E AMPLIAÇÃO PROGRESSIVA DA JORNADA MESMO DIANTE DE INDICES CRESCENTES DE EVASÃO ESCOLAR NESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS, REFORMA DO ENSINO MÉDIO, DISCURSOS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA121_ID7991_30092021224652.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO CORREA PIRES" "autor_nome_curto" => "MARCELO CORREA PIRES" "autor_email" => "marcelo.pires@ufms.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81243 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2339 "inscrito_id" => 7991 "titulo" => "UM OLHAR SOBRE AS POLITICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO EM MATO GROSSO DO SUL: APONTAMENTOS A PARTIR DO REFERENCIAL DE FOUCAULT" "resumo" => "ESSE ARTIGO VISA PROBLEMATIZAR OS ELEMENTOS E O CONTEXTO EM QUE, NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS, FOI ELABORADO E IMPLANTADO O PROGRAMA DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL EM 2017, DENOMINADO – ESCOLA DA AUTORIA. PELA NATUREZA DA EDUCAÇÃO E A OPERACIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, FAZ-SE NECESSÁRIO EXPLICITAR A FORMA DE ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E AS REDES DE RELAÇÕES QUE PRODUZEM PODERES E SABERES, ANALISANDO O CONTEXTO HISTÓRICO E AS TÁTICAS PRODUZIDA EM TORNO DESSA NOVA PROPOSTA DE REFORMA DO ENSINO MÉDIO, QUE SURGIU PELA MEDIDA PROVISÓRIA (MP) N. 746, DE 22 DE SETEMBRO 2016 E REGULAMENTADA PELA LEI N. 13.415, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (PPGEDU/UFMS/CAPES), CURSO DE DOUTORADO. ASSIM, EMBORA SE SAIBA QUE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL ESTEJA PREVISTA NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE-2014-2024), ESSES NOVOS DISCURSOS NECESSITAM SER INVESTIGADOS, E, PARA ISSO, BUSCOU-SE ANALISAR ESTA TEMÁTICA SOB UM OLHAR DO REFERENCIAL DE MICHEL FOUCAULT, A FIM DE, ANALISAR OS ELEMENTOS ESSENCIAIS PARA A COMPREENSÃO DA COMPOSIÇÃO DOS PROCESSOS E DECISÕES QUE LEVARAM A ARTICULAÇÃO DE PROGRAMAS DE FOMENTO À IMPLEMENTAÇÃO DE ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL, APRESENTANDO DISCURSOS DE FLEXIBILIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS E AMPLIAÇÃO PROGRESSIVA DA JORNADA MESMO DIANTE DE INDICES CRESCENTES DE EVASÃO ESCOLAR NESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS, REFORMA DO ENSINO MÉDIO, DISCURSOS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA121_ID7991_30092021224652.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO CORREA PIRES" "autor_nome_curto" => "MARCELO CORREA PIRES" "autor_email" => "marcelo.pires@ufms.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }