A PESQUISA OBJETIVA IDENTIFICAR E ANALISAR AS INOVAÇÕES EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS NO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO DA MICRORREGIÃO DE GUARABIRA/PB. COMO TAMBÉM INVESTIGAR AS PERCEPÇÕES DE GESTORES E PROFESSORES FRENTE A PANDEMIA DA COVID-19. DIANTE DA NECESSIDADE DE REFLEXÃO E REPLANEJAMENTO ORIENTADOS PELA NOVA CONJUNTURA, SENSAÇÕES E SENTIMENTOS COMO O MEDO DO DESCONHECIDO E DA PRÓPRIA MORTE, PERMEARAM OS ÚLTIMOS DOIS ANOS E MODIFICARAM COMPLETAMENTE AS ESTRATÉGIAS E MECANISMOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO DE FORMA GERAL. AS REFLEXÕES INICIAIS BASEIAM-SE EM TEÓRICOS COMO: FREIRE (2002), ORNEL (2004), KIRCHNER (2020), (PARO, 1997), (LUCK, 1998), (LIBÂNEO, 2004). NA METODOLOGIA OPTAMOS PELA PESQUISA DE CAMPO, EXPLORATÓRIA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA ATRAVÉS DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, QUESTIONÁRIOS ONLINE. BUSCAMOS, SOBRETUDO REGISTRAR E ANALISAR SOBRE AS VIVÊNCIAS NESSA PANDEMIA, COMO GESTORES E DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA REMODELARAM SUA PRÁTICA EDUCATIVA NA PEDAGOGIA ESCOLAR E TAMBÉM COMO VÊM SE ESFORÇANDO NO SENTIDO DE ADQUIRIR NOVAS COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS UTILIZADAS ATRAVÉS DAS TICS, ALÉM DO INVESTIMENTO PESSOAL E COLETIVO PARA O DOMÍNIO DAS FERRAMENTAS DE PLATAFORMAS DIGITAIS.