ELY, Claudiane Beatriz. Educação física reprova?. E-book VII CONEDU 2021 - Vol 02... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/82149>. Acesso em: 21/11/2024 09:53
NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO AS PEDAGOGIAS REALIZARAM MODIFICAÇÕES BUSCANDO A SUPERAÇÃO DO AUTORITARISMO E UMA NOVA PERSPECTIVA, BASEADA NA AUTONOMIA DO ALUNO, EM QUE HAVERIA MAIOR PARTICIPAÇÃO SOCIAL E DEMOCRÁTICA. NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR BRASILEIRA NÃO FOI DIFERENTE, PARTINDO DO MILITARISMO QUE IMPUNHA AO ALUNO SER PATRIOTA E ESTAR A SERVIÇO DO PAÍS. A AVALIAÇÃO ERA REALIZADA ATRAVÉS DA SUBMISSÃO DOS ALUNOS, DO MEDO, DO EXCESSO DE RIGIDEZ E DA AVERIGUAÇÃO DOS MAIS FORTES E CAPAZES DE DEFENDER OS OBJETIVOS. NO PERÍODO HIGIENISTA ÊNFASE MAIOR É DADA NA BIOLOGIA, CARACTERIZANDO UMA RELAÇÃO ENTRE O EXERCÍCIO FÍSICO E O CORPO. NO SÉCULO XX DÁ-SE O PERÍODO DOS ESPORTES DE ALTO RENDIMENTO OBJETIVANDO FORMAR MEDALHISTAS E INSTIGANDO A EXCLUSÃO DE MUITOS ALUNOS DEVIDO ÀS LIMITAÇÕES PSICOMOTORAS. ATUALMENTE A EXCLUSÃO DE ALUNOS TORNOU-SE INADMISSÍVEL, A DISCIPLINA PASSA A PROMOVER O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR, COGNITIVO E SOCIAL, ACEITANDO E ENSINANDO A ACEITAR AS DIFERENÇAS. NA IMPLEMENTAÇÃO DA LDB 9394/96 A DISCIPLINA GANHOU DESTAQUE DEIXANDO DE SER INTEGRADORA E TORNANDO-SE IMPORTANTE NA FORMAÇÃO MORAL E FÍSICA INTEGRANDO A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO. APÓS ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL NOTA-SE A NECESSIDADE DE UMA AVALIAÇÃO MAIS ADEQUADA, SISTEMATIZADA E CONTÍNUA, QUE CONTE COM DIVERSOS INSTRUMENTOS, POSSIBILITANDO AVALIAÇÃO INTEGRAL DO EDUCANDO E A SUA RETENÇÃO. NO ENTANTO, É IDEAL ADOTAR CARÁTER DE COMPLEMENTAÇÃO, RETENDO O EDUCANDO EM CASO DE DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO DENTRO DAS TRÊS DIMENSÕES (ATITUDINAL, CONCEITUAL E PROCEDIMENTAL) REFORÇANDO O SEU DESEMPENHO EM OUTRAS DISCIPLINAS.