CONSTRUÇÃO FORMAL DOS NATURAIS E SUAS OPERAÇÕES E A IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82410 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1291 "inscrito_id" => 6345 "titulo" => "CONSTRUÇÃO FORMAL DOS NATURAIS E SUAS OPERAÇÕES E A IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA" "resumo" => "NESTE TRABALHO OBJETIVAMOS ELUCIDAR ACERCA DA NECESSIDADE DA COMPREENS?O DA CONSTRU??O FORMAL DOS N?MEROS NATURAIS PARA A FORMA??O DO PROFESSOR. DIANTE DAS PR?TICAS DE ENSINO ? COMUM, COMO DOCENTE, SER QUESTIONADO SOBRE O PORQU? DE SE APRENDER DETERMINADO CONTE?DO, MUITAS VEZES, ALGUNS EDUCADORES REFUTAM ESTE QUESTIONAMENTO DE MODO QUE A RESPOSTA ? INSATISFAT?RIA PARA O DISCENTE. DESSARTE COMPREENDER O SURGIMENTO E A CONSTRU??O DO QUE SE EST? SENDO ENSINADO, AL?M DE OFERECER UM SIGNIFICADO REAL, PODE INSTIGAR O EDUCANDO A SER CR?TICO E REFLEXIVO DIANTE DAQUILO QUE ? POSTO PARA O MESMO. ? MEDIDA QUE O PROFESSOR MOSTRA DOM?NIO AL?M DAS T?CNICAS DE RESOLU??O, ESSE CONHECIMENTO ? REFLETIDO EM SUA PR?TICA DE ENSINO. POR MEIO DA REVIS?O BIBLIOGR?FICA, BUSCAMOS NOS TEXTOS DE EVES (1997), IFRAH (1997), IFRAH (1989), LARA (2013) MIGUEL E MIORIM (2008), MOREIRA E DAVID (2005) E PIRES (2013) O EMBASAMENTO PARA ANALISAR A IMPORT?NCIA DA CONSTRU??O FORMAL DOS NATURAIS E SUAS OPERA??ES PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DO PROFESSOR DE MATEM?TICA, ASSIM COMO O CONTEXTO HIST?RICO DO SURGIMENTO DOS N?MEROS NATURAIS E AS SUAS OPERA??ES, POR CONSEGUINTE FOI ESTABELECIDA UMA CONEX?O ENTRE O CONHECIMENTO PEDAG?GICO E O CONHECIMENTO DO CONTE?DO, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AOS N?MEROS NATURAIS E SUA CONSTRU??O. ANTE AO QUE FOI ESTUDADO, ? DE SUMA IMPORT?NCIA QUE O EDUCADOR ENTENDA A EPISTEMOLOGIA DE CADA CONTE?DO, PARA QUE POSSA FAZER A ?PONTE? DO SABER MATEM?TICO COM O SABER PEDAG?GICO E DID?TICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "NÚMEROS NATURAIS, DOCENTES, HISTÓRIA DOS NÚMEROS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA113_ID6954_19072021111744.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELTON DOUGLAS SILVA DE AQUINO" "autor_nome_curto" => "ELTON DOUGLAS" "autor_email" => "eltondouglas924@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 82410 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1291 "inscrito_id" => 6345 "titulo" => "CONSTRUÇÃO FORMAL DOS NATURAIS E SUAS OPERAÇÕES E A IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA" "resumo" => "NESTE TRABALHO OBJETIVAMOS ELUCIDAR ACERCA DA NECESSIDADE DA COMPREENS?O DA CONSTRU??O FORMAL DOS N?MEROS NATURAIS PARA A FORMA??O DO PROFESSOR. DIANTE DAS PR?TICAS DE ENSINO ? COMUM, COMO DOCENTE, SER QUESTIONADO SOBRE O PORQU? DE SE APRENDER DETERMINADO CONTE?DO, MUITAS VEZES, ALGUNS EDUCADORES REFUTAM ESTE QUESTIONAMENTO DE MODO QUE A RESPOSTA ? INSATISFAT?RIA PARA O DISCENTE. DESSARTE COMPREENDER O SURGIMENTO E A CONSTRU??O DO QUE SE EST? SENDO ENSINADO, AL?M DE OFERECER UM SIGNIFICADO REAL, PODE INSTIGAR O EDUCANDO A SER CR?TICO E REFLEXIVO DIANTE DAQUILO QUE ? POSTO PARA O MESMO. ? MEDIDA QUE O PROFESSOR MOSTRA DOM?NIO AL?M DAS T?CNICAS DE RESOLU??O, ESSE CONHECIMENTO ? REFLETIDO EM SUA PR?TICA DE ENSINO. POR MEIO DA REVIS?O BIBLIOGR?FICA, BUSCAMOS NOS TEXTOS DE EVES (1997), IFRAH (1997), IFRAH (1989), LARA (2013) MIGUEL E MIORIM (2008), MOREIRA E DAVID (2005) E PIRES (2013) O EMBASAMENTO PARA ANALISAR A IMPORT?NCIA DA CONSTRU??O FORMAL DOS NATURAIS E SUAS OPERA??ES PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DO PROFESSOR DE MATEM?TICA, ASSIM COMO O CONTEXTO HIST?RICO DO SURGIMENTO DOS N?MEROS NATURAIS E AS SUAS OPERA??ES, POR CONSEGUINTE FOI ESTABELECIDA UMA CONEX?O ENTRE O CONHECIMENTO PEDAG?GICO E O CONHECIMENTO DO CONTE?DO, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AOS N?MEROS NATURAIS E SUA CONSTRU??O. ANTE AO QUE FOI ESTUDADO, ? DE SUMA IMPORT?NCIA QUE O EDUCADOR ENTENDA A EPISTEMOLOGIA DE CADA CONTE?DO, PARA QUE POSSA FAZER A ?PONTE? DO SABER MATEM?TICO COM O SABER PEDAG?GICO E DID?TICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "NÚMEROS NATURAIS, DOCENTES, HISTÓRIA DOS NÚMEROS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA113_ID6954_19072021111744.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELTON DOUGLAS SILVA DE AQUINO" "autor_nome_curto" => "ELTON DOUGLAS" "autor_email" => "eltondouglas924@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }