A DIVERSIDADE CULTURAL EM SALA DE AULA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO FILME “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8332 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1952 "inscrito_id" => 1615 "titulo" => "A DIVERSIDADE CULTURAL EM SALA DE AULA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO FILME “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”" "resumo" => "Este artigo analisa a diversidade cultural na escola pública francesa a partir do filme “Entre os Muros da Escola” (2008, dir. Laurent Cantet) e tem por objetivo contribuir para uma reflexão crítica sobre a necessidade da construção de uma educação inclusiva com qualidade e com respeito às diferenças existentes em sala de aula, abrangendo desde a Gestão da escola ao professor em sala de aula. A partir do personagem central professor Marín, analisamos as interações entre aluno-aluno e alunos-professores mediadas pelo currículo escolar, e a verificação das relações de conflitos entre ambos, devido não haver a valorização e o respeito pela diversidade cultural do corpo discente em sala de aula, neste sentido, contribui para o processo de exclusão na instituição educacional. No entanto, o filme reconstrói o cotidiano de uma sala de aula de francês do ensino médio, e permite analisar de forma crítica o currículo proposto e a necessidade do planejamento educacional para a inclusão de ações educativas multiculturais objetivando a construção de propostas pedagógicas que privilegiem conteúdos significativos aos jovens oriundos de vários grupos étnicos, favorecendo a motivação e o avanço no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Para a fundamentação teórica das imagens analisadas, destacamos os conceitos e argumentos de: currículo nacional e conhecimento oficial (APPLE, 1994), educação multicultural (CANDAU, 2002; SILVA, 1994), a escola como espaço de cultura (DAYRELL, 1996), educação e tecnicismo (DOLL, 2002), o humanismo em educação (SAVIANI, 2008), e currículo escolar crítico (MOREIRA, 1994).PALAVRAS-CHAVE: Diversidade cultural; Escola Pública; Cinema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "CURRÍCULO E DIFERENÇAS CULTURAIS" "palavra_chave" => "DIVERSIDADE CULTURAL;, ESCOLA PÚBLICA;, CINEMA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_18_12_37_idinscrito_1615_1ee9ed994489ff8c1135a2e5e825d548.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEANE APOLINÁRIO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GEANE" "autor_email" => "geane-cg@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8332 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1952 "inscrito_id" => 1615 "titulo" => "A DIVERSIDADE CULTURAL EM SALA DE AULA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO FILME “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”" "resumo" => "Este artigo analisa a diversidade cultural na escola pública francesa a partir do filme “Entre os Muros da Escola” (2008, dir. Laurent Cantet) e tem por objetivo contribuir para uma reflexão crítica sobre a necessidade da construção de uma educação inclusiva com qualidade e com respeito às diferenças existentes em sala de aula, abrangendo desde a Gestão da escola ao professor em sala de aula. A partir do personagem central professor Marín, analisamos as interações entre aluno-aluno e alunos-professores mediadas pelo currículo escolar, e a verificação das relações de conflitos entre ambos, devido não haver a valorização e o respeito pela diversidade cultural do corpo discente em sala de aula, neste sentido, contribui para o processo de exclusão na instituição educacional. No entanto, o filme reconstrói o cotidiano de uma sala de aula de francês do ensino médio, e permite analisar de forma crítica o currículo proposto e a necessidade do planejamento educacional para a inclusão de ações educativas multiculturais objetivando a construção de propostas pedagógicas que privilegiem conteúdos significativos aos jovens oriundos de vários grupos étnicos, favorecendo a motivação e o avanço no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Para a fundamentação teórica das imagens analisadas, destacamos os conceitos e argumentos de: currículo nacional e conhecimento oficial (APPLE, 1994), educação multicultural (CANDAU, 2002; SILVA, 1994), a escola como espaço de cultura (DAYRELL, 1996), educação e tecnicismo (DOLL, 2002), o humanismo em educação (SAVIANI, 2008), e currículo escolar crítico (MOREIRA, 1994).PALAVRAS-CHAVE: Diversidade cultural; Escola Pública; Cinema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "CURRÍCULO E DIFERENÇAS CULTURAIS" "palavra_chave" => "DIVERSIDADE CULTURAL;, ESCOLA PÚBLICA;, CINEMA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_18_12_37_idinscrito_1615_1ee9ed994489ff8c1135a2e5e825d548.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEANE APOLINÁRIO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GEANE" "autor_email" => "geane-cg@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }