A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO TRATO COM A TEMÁTICA AFROBRASILEIRA E AFRICANA: POSSIBILIDADES PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CRÍTICO-REFLEXIVA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8386 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2185 "inscrito_id" => 2170 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO TRATO COM A TEMÁTICA AFROBRASILEIRA E AFRICANA: POSSIBILIDADES PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CRÍTICO-REFLEXIVA" "resumo" => "A lei 10.639/03, promulgada em 9 de janeiro de 2003, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afrobrasileira e Africana na Educação básica das escolas públicas e privadas de todo o Brasil. A mencionada lei tem como escopo, o reconhecimento e a valorização dos povos que tiveram suas culturas negadas. Nesse sentido privilegia a busca de uma reflexão a respeito da diversidade, visto que, a mesma pode contribuir para o rompimento de estereótipos, discriminações e estigmas em relação ao negro assim como outros grupos étnicos. A escola tem papel fundamental para o rompimento da educação fundamentada apenas em aspectos eurocêntricos, servindo como alicerce de desconstrução dessa unidade nacional que por tanto tempo predominou em nossa sociedade e que ainda hoje existe resíduos desse pensamento. Se tratando do combate ao preconceito a discriminação etnicorracial no cotidiano escolar e na sala de aula, a figura do professor assume um papel fundamental, tanto em decorrência da escolha de um conteúdo que permita a valorização do patrimônio histórico cultural legado dos africanos e dos seus descendentes, quanto das ações e práticas pedagógicas voltadas para a conscientização e o fortalecimento da condição de igualdade e respeito às diferenças" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA E AFRICANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_28_11_2014_15_13_01_idinscrito_2170_5016f4b15d0ae85a8d328443574d80db.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HAYANA CRISLAYNE BENEVIDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HAYANA" "autor_email" => "hayana_benevides@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8386 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2185 "inscrito_id" => 2170 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO TRATO COM A TEMÁTICA AFROBRASILEIRA E AFRICANA: POSSIBILIDADES PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CRÍTICO-REFLEXIVA" "resumo" => "A lei 10.639/03, promulgada em 9 de janeiro de 2003, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afrobrasileira e Africana na Educação básica das escolas públicas e privadas de todo o Brasil. A mencionada lei tem como escopo, o reconhecimento e a valorização dos povos que tiveram suas culturas negadas. Nesse sentido privilegia a busca de uma reflexão a respeito da diversidade, visto que, a mesma pode contribuir para o rompimento de estereótipos, discriminações e estigmas em relação ao negro assim como outros grupos étnicos. A escola tem papel fundamental para o rompimento da educação fundamentada apenas em aspectos eurocêntricos, servindo como alicerce de desconstrução dessa unidade nacional que por tanto tempo predominou em nossa sociedade e que ainda hoje existe resíduos desse pensamento. Se tratando do combate ao preconceito a discriminação etnicorracial no cotidiano escolar e na sala de aula, a figura do professor assume um papel fundamental, tanto em decorrência da escolha de um conteúdo que permita a valorização do patrimônio histórico cultural legado dos africanos e dos seus descendentes, quanto das ações e práticas pedagógicas voltadas para a conscientização e o fortalecimento da condição de igualdade e respeito às diferenças" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA E AFRICANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_28_11_2014_15_13_01_idinscrito_2170_5016f4b15d0ae85a8d328443574d80db.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HAYANA CRISLAYNE BENEVIDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HAYANA" "autor_email" => "hayana_benevides@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }