SOUSA, Patrícia De Farias et al.. Poesia infantojuvenil: algumas reflexões e sugestões. Anais IV ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/843>. Acesso em: 24/11/2024 20:53
POESIA INFANTO-JUVENIL: ALGUMAS REFLEXÕES E SUGESTÕESPatrícia de Farias Sousa (Bolsista REUNI/CAPES/ POSLE/UFCG)paty_fariassousa@hotmail.com Orientador: Dr. José Hélder Pinheiro Alves (UFCG)helderpin@uol.com.br As experiências de trabalho com a poesia na escola ocorrem na maioria das vezes de forma limitada, pois os livros didáticos ainda reproduzem esquemas bastante pragmáticos para o trabalho com este gênero e também pelo fato de muitos educadores não serem leitores de poesia, desconhecendo as suas possibilidades de exploração e, por conseguinte, não despertando o aluno para tal vivência. Dada a sua importância, a leitura de poesia pode ser um elemento fundamental na formação de um leitor crítico e sensível. Nesse sentido, o presente trabalho pretende fazer algumas reflexões a respeito da relação poesia e ensino, como também da poesia sugerida para crianças e jovens, apontando possibilidades de seleção de poemas para esses leitores e, além disso, apresentar sugestões de trabalho que levem a experimentação poética na escola. Utilizaremos como aporte teórico os estudos de Abramovich (1997), Bordini (1986), Pinheiro (2000, 2007) e Versiani (2000).