O DESAFIO TRABALHO DOCENTE IMPÕE INÚMEROS DESAFIOS PELO PARA QUE SEJAM CONSOLIDADOS O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS E CONCEITOS IMPORTANTES. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO VISA ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DE UMA OFICINA DIDÁTICA INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA TEMÁTICA DE PILHAS E BATERIAS E SEUS IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS. FORAM UTILIZADOS COM RESPALDO DE EMBASAMENTO TEÓRICO ALGUNS AUTORES COMO LIMA ET AL, FRISO ET AL ENTRE OUTROS QUE DISCUTEM O PAPEL DAS OFICINAS DIDÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. PARA TAL, FORAM UTILIZADAS DUAS AULAS DE 40 MINUTOS CADA, ONDE, NA PRIMEIRA FOI TRABALHO AS DISCIPLINAS DE QUÍMICA E BIOLOGIA PARA DISCORRER SOBRE OS ASPECTOS CONTEUDISTAS DA BIOLOGIA E DA QUÍMICA O DESCARTE INCORRETO BEM COMO SEUS IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS. NA SEGUNDA AULA, TRABALHADO DOIS VÍDEOS RELACIONADOS COM PONTOS DA AULA ANTERIOR E DISCUTIDO ACERCA DOS MESMOS. A PARTIR DISSO, CONSTATOU -SE QUE QUE AS OFICINAS SE MOSTRAM BASTANTE EFICAZES PARA A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DA QUÍMICA E BIOLOGIA E TRABALHAR TEMAS DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A SOCIEDADE. POR FIM, ESSA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO OFERECE UM IMPORTANTE RESPALDO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA E DEVE SER MAIS APLICADA DENTRO DOS CONTEXTOS DE ENSINO PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DA QUÍMICA E AFINS.