Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UMA CONTRIBUIÇÃO DO PIBID DE QUÍMICA DA UECE/CCT

Palavra-chaves: TDIC, MATERIAL DIDÁTICO, ENSINO REMOTO, ENSINO DE QUÍMICA, Comunicação Oral (CO) ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84689
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 308
    "inscrito_id" => 270
    "titulo" => """
      DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL PARA O\r\n
      ENSINO DE QUÍMICA: UMA CONTRIBUIÇÃO DO PIBID DE\r\n
      QUÍMICA DA UECE/CCT
      """
    "resumo" => "JUSTIFICATIVA: O NÚCLEO DO PIBID DE QUÍMICA DA UECE PRECISOU SE REINVENTAR E BUSCAR MEIOS DE ATENDER ÀS DEMANDAS REMOTAS QUE SURGIRAM, COM O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS ATRATIVAS QUE PROVOCASSEM ENGAJAMENTO POR PARTE DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. OBJETIVO GERAL: ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO APRESENTAR A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COMO CARDS, JOGOS DIGITAIS E SLIDES ANIMADOS, NO FORMATO DIGITAL, E SUAS APLICAÇÕES, BEM COMO AVALIAR SEU IMPACTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: O ERE DE QUÍMICA E DAS DEMAIS DISCIPLINAS SE DEU COM OS AUXÍLIOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC), E COMO DISPOSTO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), É POSSÍVEL CONSTRUIR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM A APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS. METODOLOGIA: OS CARDS FORAM CONFECCIONADOS ATRAVÉS DO CANVA E OS SLIDES E JOGOS DIGITAIS DO POWERPOINT, VALE RESSALTAR QUE OS ASSUNTOS ABORDADOS SEMPRE ESTAVAM DE ACORDO COM O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE QUÍMICA DA SÉRIE EM QUESTÃO. ESSES MATERIAIS FORAM DESENVOLVIDOS E APLICADOS AO LONGO DE SEIS MESES NO GRUPO “QUÍMICA DO ZERO”, SEGUINDO UM CRONOGRAMA PARA CADA TIPO DE ATIVIDADE. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS: FOI OBSERVADO QUE OS ESTUDANTES INTERAGIRAM MAIS NAS AULAS, SE SENTIRAM À VONTADE PARA LIGAR O MICROFONE E PARTICIPAR E, A PARTIR DE CONVERSAS SOBRE O QUE ELES ACHAVAM E DO FORMULÁRIO ENVIADO PARA ELES, FOI PERCEPTÍVEL, TAMBÉM, QUE ELES APROVARAM O MÉTODO E MODELO DAS ATIVIDADES, COMENTANDO SOBRE A ESTÉTICA E O FATO DE TER UM MUNDO QUE ELES SE IDENTIFICAM, DE FILMES, ANIMES, DESENHOS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: OS BOLSISTAS DO PIBID QUE ATUARAM COMO MEDIADORES DESTA DINÂMICA, OBTIVERAM RETORNOS SIGNIFICATIVOS QUANTO AO DESEMPENHO E A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => "TDIC, MATERIAL DIDÁTICO, ENSINO REMOTO, ENSINO DE QUÍMICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA105_ID270_26102021160407.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IANE SANTOS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "IANE"
    "autor_email" => "iane.santos@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84689
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 308
    "inscrito_id" => 270
    "titulo" => """
      DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL PARA O\r\n
      ENSINO DE QUÍMICA: UMA CONTRIBUIÇÃO DO PIBID DE\r\n
      QUÍMICA DA UECE/CCT
      """
    "resumo" => "JUSTIFICATIVA: O NÚCLEO DO PIBID DE QUÍMICA DA UECE PRECISOU SE REINVENTAR E BUSCAR MEIOS DE ATENDER ÀS DEMANDAS REMOTAS QUE SURGIRAM, COM O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS ATRATIVAS QUE PROVOCASSEM ENGAJAMENTO POR PARTE DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. OBJETIVO GERAL: ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO APRESENTAR A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COMO CARDS, JOGOS DIGITAIS E SLIDES ANIMADOS, NO FORMATO DIGITAL, E SUAS APLICAÇÕES, BEM COMO AVALIAR SEU IMPACTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: O ERE DE QUÍMICA E DAS DEMAIS DISCIPLINAS SE DEU COM OS AUXÍLIOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC), E COMO DISPOSTO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), É POSSÍVEL CONSTRUIR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM A APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS. METODOLOGIA: OS CARDS FORAM CONFECCIONADOS ATRAVÉS DO CANVA E OS SLIDES E JOGOS DIGITAIS DO POWERPOINT, VALE RESSALTAR QUE OS ASSUNTOS ABORDADOS SEMPRE ESTAVAM DE ACORDO COM O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE QUÍMICA DA SÉRIE EM QUESTÃO. ESSES MATERIAIS FORAM DESENVOLVIDOS E APLICADOS AO LONGO DE SEIS MESES NO GRUPO “QUÍMICA DO ZERO”, SEGUINDO UM CRONOGRAMA PARA CADA TIPO DE ATIVIDADE. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS: FOI OBSERVADO QUE OS ESTUDANTES INTERAGIRAM MAIS NAS AULAS, SE SENTIRAM À VONTADE PARA LIGAR O MICROFONE E PARTICIPAR E, A PARTIR DE CONVERSAS SOBRE O QUE ELES ACHAVAM E DO FORMULÁRIO ENVIADO PARA ELES, FOI PERCEPTÍVEL, TAMBÉM, QUE ELES APROVARAM O MÉTODO E MODELO DAS ATIVIDADES, COMENTANDO SOBRE A ESTÉTICA E O FATO DE TER UM MUNDO QUE ELES SE IDENTIFICAM, DE FILMES, ANIMES, DESENHOS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: OS BOLSISTAS DO PIBID QUE ATUARAM COMO MEDIADORES DESTA DINÂMICA, OBTIVERAM RETORNOS SIGNIFICATIVOS QUANTO AO DESEMPENHO E A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => "TDIC, MATERIAL DIDÁTICO, ENSINO REMOTO, ENSINO DE QUÍMICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA105_ID270_26102021160407.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IANE SANTOS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "IANE"
    "autor_email" => "iane.santos@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

JUSTIFICATIVA: O NÚCLEO DO PIBID DE QUÍMICA DA UECE PRECISOU SE REINVENTAR E BUSCAR MEIOS DE ATENDER ÀS DEMANDAS REMOTAS QUE SURGIRAM, COM O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS ATRATIVAS QUE PROVOCASSEM ENGAJAMENTO POR PARTE DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. OBJETIVO GERAL: ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO APRESENTAR A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COMO CARDS, JOGOS DIGITAIS E SLIDES ANIMADOS, NO FORMATO DIGITAL, E SUAS APLICAÇÕES, BEM COMO AVALIAR SEU IMPACTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: O ERE DE QUÍMICA E DAS DEMAIS DISCIPLINAS SE DEU COM OS AUXÍLIOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC), E COMO DISPOSTO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), É POSSÍVEL CONSTRUIR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM A APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS. METODOLOGIA: OS CARDS FORAM CONFECCIONADOS ATRAVÉS DO CANVA E OS SLIDES E JOGOS DIGITAIS DO POWERPOINT, VALE RESSALTAR QUE OS ASSUNTOS ABORDADOS SEMPRE ESTAVAM DE ACORDO COM O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE QUÍMICA DA SÉRIE EM QUESTÃO. ESSES MATERIAIS FORAM DESENVOLVIDOS E APLICADOS AO LONGO DE SEIS MESES NO GRUPO “QUÍMICA DO ZERO”, SEGUINDO UM CRONOGRAMA PARA CADA TIPO DE ATIVIDADE. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS: FOI OBSERVADO QUE OS ESTUDANTES INTERAGIRAM MAIS NAS AULAS, SE SENTIRAM À VONTADE PARA LIGAR O MICROFONE E PARTICIPAR E, A PARTIR DE CONVERSAS SOBRE O QUE ELES ACHAVAM E DO FORMULÁRIO ENVIADO PARA ELES, FOI PERCEPTÍVEL, TAMBÉM, QUE ELES APROVARAM O MÉTODO E MODELO DAS ATIVIDADES, COMENTANDO SOBRE A ESTÉTICA E O FATO DE TER UM MUNDO QUE ELES SE IDENTIFICAM, DE FILMES, ANIMES, DESENHOS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: OS BOLSISTAS DO PIBID QUE ATUARAM COMO MEDIADORES DESTA DINÂMICA, OBTIVERAM RETORNOS SIGNIFICATIVOS QUANTO AO DESEMPENHO E A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.