NO PRESENTE TRABALHO APRESENTAREMOS UM RELATO DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA COM A REALIZAÇÃO DA OFICINA MATEMÁTICA ORGANIZADO PELO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP). A OFICINA MATEMÁTICA FOI ELABORADA POR NÓS, RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL SITUADA NO OESTE DO ESTADO DO PARANÁ, JUNTAMENTE COM PROFESSORES (PRECEPTORES) DAS ESCOLAS-CAMPO, QUE NOS AUXILIARAM COM SUGESTÕES PARA AS OFICINAS. A OFICINA MATEMÁTICA TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL, DISCUTIR E RESOLVER PROBLEMAS COM TEMAS MATEMÁTICOS DIFERENTES. OS TEMAS FORAM ESCOLHIDOS COM O INTUITO DE SEREM ENSINADOS DE UMA FORMA ATRATIVA, LÚDICA E DIVERTIDA, PARA INSTIGAR OS ALUNOS. O TEMA SELECIONADO PARA A OFICINA DO RELATO, FOI O TEMA A TEORIA DOS GRAFOS. O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – RP É FINANCIADO COM RECURSOS DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES, E TEM COMO OBJETIVO O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE LICENCIATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, BUSCANDO A INSERÇÃO DO LICENCIANDO NO CONTEXTO ESCOLAR. ATUALMENTE, POR CONTA DE TUDO O QUE ESTAMOS VIVENCIANDO EM RELAÇÃO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS, FOI AUTORIZADO PELA CAPES QUE AS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA OCORRESSEM DE FORMA REMOTA, E DESSE MODO PUDEMOS DESENVOLVER NOSSAS ATIVIDADES DURANTE O SEGUNDO MÓDULO (DE TRÊS) DA RP. O OBJETIVO DESTE RELATO É DESCREVER A EXPERIÊNCIA NA REALIZAÇÃO DA OFICINA MATEMÁTICA, PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA, ONDE O TEMA ABORDADO FOI SOBRE A TEORIA DOS GRAFOS. A TEORIA DE GRAFOS SURGIU EM 1736, COM O FAMOSO PROBLEMA DAS PONTES DE KöNIGSBERG, RESOLVIDO POR LEONHARD EULER. FERREIRA (2014) APONTA PERCEBER A EXISTÊNCIA DOS GRAFOS EM MUITAS SITUAÇÕES COTIDIANAS VIVENCIADAS PELOS ALUNOS, POR ESSE MOTIVO É IMPORTANTE A SUA APRESENTAÇÃO EM AULA COMO UM RECURSO EXTREMAMENTE INTERDISCIPLINAR LIGADO A INÚMERAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. DESSA FORMA NA MATEMÁTICA A TEORIA DOS GRAFOS É UM RAMO DA MATEMÁTICA QUE VEM CRESCENDO AO LONGO DOS ANOS, SURGIU COMO UM DESAFIO, NO PROBLEMA CONHECIDO COMO “AS PONTES DE KöNIGSBERG”, MAS COM A INVENÇÃO DOS COMPUTADORES FOI GANHANDO ESPAÇO E ATUALMENTE É CONSIDERADA UMA FERRAMENTA EFICIENTE PARA RESOLVER PROBLEMAS EM DIFERENTES ÁREAS COMO NA MATEMÁTICA, NAS ENGENHARIAS, NA INDÚSTRIA E NO COMÉRCIO. APRESENTAREMOS COMO SE DEU ESSE PROCESSO DA REALIZAÇÃO DA OFICINA MATEMÁTICA, MAS DESTACAMOS QUE PARA TAL, PASSAMOS POR VÁRIOS MOMENTOS DE LEITURAS E DISCUSSÕES TEÓRICAS, ELABORAÇÃO DE PLANO DE AULA, PRÉVIAS DE REGÊNCIAS, ENTRE OUTRAS ATIVIDADES QUE NOS FORAM PROPOSTAS E DESENVOLVIDAS DURANTE O MÓDULO 2. PARA REALIZAR A OFICINA, ELABORAMOS UM PLANO DE AULA COM DOIS PROBLEMAS QUE ENVOLVEM A TEORIA DOS GRAFOS, O PRIMEIRO “O ASSASSINADO DE VAN DIAMOND” E O SEGUNDO “AS SETE PONTES DE KöNIGSBERG”. O PLANO DE AULA SEGUIU A SEQUÊNCIA DE ASSUNTOS: INVESTIGAR O ASSASSINADO DE VAN DIAMOND; INVESTIGAR O PROBLEMA AS SETE PONTES DE KöNIGSBERG; INTRODUZIR A TEORIA DOS GRAFOS; RESOLVER O PROBLEMA AS SETE PONTES DE KöNIGSBERG E REVELAR O ASSASSINO DE VAN DIAMOND ATRAVÉS DA TEORIA DO GRAFOS. PARA DESENVOLVERMOS A OFICINA, PLANEJAMOS UMA AULA DE CINQUENTA MINUTOS (UMA HORA AULA), DECIDIMOS POR UTILIZARMOS UMA APRESENTAÇÃO NO POWER POINT PARA EXPLICAR A SEQUÊNCIA DOS CONTEÚDOS, UTILIZAMOS O JAMBOARD PARA APRESENTAR OS DESAFIOS E PARA OS ALUNOS MANIPULAREM OS PROBLEMAS, E O SOFTWARE ZOOM PARA HAVER INTERAÇÃO COM OS ALUNOS. COMO A OFICINA FOI REALIZADO DE FORMA REMOTO, MAS OS PRECEPTORES RESPONSÁVEIS ESTAVAM DE MODO HIBRIDO, ALGUNS ALUNOS PARTICIPARAM DA OFICINA NA SALA DE AULA NOS COLÉGIOS COM SEUS PROFESSORES E OUTROS POR GOOGLE MEET E ZOOM, TIVEMOS UMA GRANDE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NA REALIZAÇÃO DOS PROBLEMAS, PRINCIPALMENTE NO JAMBOARD. AO FINALIZARMOS AS ATIVIDADES, FOI POSSÍVEL DESTACARMOS A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) PARA A NOSSA FORMAÇÃO INICIAL, O FATO DE ESTARMOS EM CONTATO COM OS ALUNOS PELO ZOOM FOI UMA IMPORTANTE OPORTUNIDADE PARA EXPERIENCIARMOS SITUAÇÕES ÚNICAS. CONSIDERAMOS QUE FOI UMA EXPERIÊNCIA VÁLIDA PARA OS DIAS QUE ESTAMOS VIVENDO, SENDO UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE E QUE PROPORCIONOU MUITA APRENDIZAGEM SOBRE COMO AS AULAS ESTÃO SENDO REALIZADAS E SOBRE O TEMA A TEORIA DOS GRAFOS. EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA OFICINA, EXPERIENCIAMOS O ENSINO HIBRIDO, ONDE ACOMPANHAMOS OS ALUNOS VIA ZOOM E ALUNOS EM SALA DE AULA ACOMPANHADOS PELOS PROFESSORES, UMA GRANDE EXPERIÊNCIA, POIS FOI O PRIMEIRO CONTATO COM O ENSINO HIBRIDO. EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES, SOBRE O TEMA A TEORIA DOS GRAFOS, FOI UM MOMENTO PARA REVER O CONTEÚDO E EXPLORÁ-LO DE UMA FORMA DIFERENTE, NA SALA DE AULA MUITAS VEZES O TEMA NÃO É TRABALHADO, DESSE MODO, APRESENTAMOS UM TEMA MUITO INTERESSANTE E QUE TEVE UM RETORNO SATISFATÓRIO PARA A OFICINA E SOBRE A PARTICIPAÇÃO VALE RESSALTAR QUE HOUVE UMA GRANDE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NA OFICINA E QUE OS RESULTADOS OBTIDOS PODEM SER CONSIDERADOS SATISFATÓRIOS. PORTANTO, PODEMOS CONSIDERAR QUE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, COMPONENTE CURRICULAR MATEMÁTICA, NO SEU SEGUNDO MÓDULO, FOI UM MOMENTO DE MUITA APRENDIZAGEM E DE UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA PARA NÓS RESIDENTES. O PRESENTE TRABALHO FOI REALIZADO COM APOIO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - BRASIL (CAPES) - CÓDIGO DE FINANCIAMENTO 001. A UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR, CAMPUS TOLEDO, VIABILIZOU RECURSOS PARA PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO NO EVENTO.