ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA É FRUTO DAS VIVÊNCIAS OPORTUNIZADAS PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) VINCULADO AO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM/PR). TEM A FINALIDADE DE COMPARTILHAR A TRAJETÓRIA E ATIVIDADE REALIZADA PARA COMPREENDER AS POLÍTICAS E PROGRAMAS QUE ORGANIZAM A EDUCAÇÃO, COM RECORTE PARA A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), NA QUAL ESTÁVAMOS INSERIDAS COMO RESIDENTES. PAUTADAS EM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, SOBRE POLÍTICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSOR E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E EM PESQUISA NOS DOCUMENTOS QUE ORGANIZAM E ORIENTAM A ESCOLA COMO CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988, LDBEM 9394/96, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E REGIMENTO DA ESCOLA PRODUZIMOS UMA “LINHA DO TEMPO”, DAS PRINCIPAIS POLÍTICAS E PROGRAMAS DA EJA, EXPLORANDO INFORMAÇÕES DESDE O BRASIL COLÔNIA ATÉ OS DIAS ATUAIS. A “LINHA DO TEMPO” FOI REPRESENTADA COM O ANO E O NOME DA POLÍTICA OU PROGRAMA, OPORTUNIZANDO UMA VISÃO GERAL DO TODO EM APENAS UMA PÁGINA. O MATERIAL PRODUZIDO TEM SIDO UTILIZADO COMO UM IMPORTANTE RECURSO PARA COMPREENDER A HISTÓRIA DA EJA E DIFERENCIAR OS CONCEITOS DE POLÍTICA PÚBLICA, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PROGRAMA DE GOVERNO. FOI APRESENTADA AOS DOCENTES E GESTORES DA ESCOLA-CAMPO E AOS ACADÊMICOS DO SEGUNDO ANO CURSO DE PEDAGOGIA.