A alfabetização se configura como uma importante etapa na vida escolar da criança. Com o intuito de investigar como está sendo desenvolvido o ensino da escrita na alfabetização, realizamos um estudo de caráter qualitativo que se fundamentou em alguns teóricos que abordam estudos sobre: escrita e o ensino de escrita na alfabetização, dentre eles: Koch e Elias (2011); Ferreiro e Teberosky (1985); Cagliari (2001); Bizzoto, Aroeira e Porto (2010) e Soares (2010). Este estudo teve como objetivo compreender como se dá a prática docente do ensino de escrita em uma turma de alfabetização e qual a influência da ação docente na formação de alunos escritores. Para realização dessa pesquisa entrevistamos uma professora de uma escola pública, situada na cidade de Barra de São Miguel/PB. A partir dos dados coletados pudemos constatar que a professora possui um embasamento teórico sobre escrita e alfabetização na concepção pedagógica tradicional e em alguns momentos no sociointeracionismo. Diante do exposto, propomos que os professores alfabetizadores participem de formações continuadas e complementares que apresentem novas descobertas sobre o ensino de escrita na alfabetização, apresentando também novas metodologias a serem aplicadas/desenvolvidas/construídas na sala de aula.