INSTITUÍDO PELA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS (SEE), COMO RESPOSTA ÀS MEDIDAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL TOMADAS NA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19), OS PLANOS DE ENSINO TUTORADO (PETS) VEM SENDO USADO EM TODAS AS ESCOLAS DO ESTADO, O MESMO SE PROPÕE A SER UM MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO QUE PERMITA AOS ALUNOS ESTUDAR EM CASA DE FORMA INDEPENDENTE. DADO SUA RELEVÂNCIA PARA O APRENDIZADO E AVALIAÇÃO DOS ALUNOS SE BUSCOU ANALISAR NESTE TRABALHO NA MATÉRIA DE BIOLOGIA AS SEMANAS DOS PETS QUE TRATAM DA TEMÁTICA ECOLOGIA, OS DADOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS, RECURSOS VISUAIS, CONTEÚDO ESPECÍFICO DE ECOLOGIA, ATIVIDADES E O RECURSO PARA SABER MAIS. PODE-SE DETERMINAR QUE OS PLANOS DE ESTUDO TUTORADO NÃO CUMPREM A PROPOSTA DESCRITA NA RESOLUÇÃO DA SEE, NECESSITANDO DE UMA REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DE SEUS CONTEÚDOS TEÓRICOS QUE SÃO INSUFICIENTES PARA QUE OS ALUNOS RESOLVAM ALGUMAS DAS PRÓPRIAS QUESTÕES PROPOSTAS NO MATERIAL.