ATIVIDADES FÍSICAS INCLUSIVAS EM CRIANÇAS COM DISTÚRBIOS COMPORTAMENTAIS EMOCIONAIS E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL:ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO SÓCIOAFETIVO, SÓCIOAMBIENTAL, EMOCIONAL E COGNITIVO
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8551 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1940 "inscrito_id" => 2904 "titulo" => "ATIVIDADES FÍSICAS INCLUSIVAS EM CRIANÇAS COM DISTÚRBIOS COMPORTAMENTAIS EMOCIONAIS E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL:ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO SÓCIOAFETIVO, SÓCIOAMBIENTAL, EMOCIONAL E COGNITIVO" "resumo" => "Este estudo foi realizado em uma Escola Municipal situada na cidade de Fortaleza e teve como objetivo principal trabalhar os aspectos sócioafetivo e socioambiental, através das Atividades Físicas Inclusivas (AFI) para facilitar o desenvolvimento cognitivo em crianças com Deficiência Intelectual (DI)que apresentam distúrbios comportamentais emocionais. Esse experimento iniciou-se em fevereiro de 2014 em uma criança no Atendimento Educacional Especializado (AEE)/SRM, onde são atendidas aproximadamente 28 crianças com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e AH/S. O Plano elaborado seguiu a linha de pensamento de ROSA NETO(afetividade), WALLON (emocional) e VYGOTSKY(socioambiental e cognitivo) direcionado a uma criança com 10 anos do 4ª ano manhã com laudo CID F.70 apresentando distúrbios de comportamento e emocional. A partir desse processo, com aproximadamente um mês de intervenção notou-se um grande avanço nos aspectos sócioafetivo, sócioemocional e sócioambiental na referida criança e consequentemente a facilitação do processo de desenvolvimento cognitivo. Antes da implantação das AFI não havia avanço cognitivo, a criança tinha grandes dificuldades para realizar tarefas,com o aspecto emocional muito comprometido e socialização. No decorrer do processo a criança teve um grande avanço nos aspectos sócioafetivo, sócioemocional, e consequentemente um desenvolvimento significativo no aspecto cognitivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "AFI – ATIVIDADES FÍSICAS INCLUSIVAS, DI – DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, ASPECTOS SÓCIOAFETIVO/SÓCIOEMOCIONAL/SOCIOAMBIENTA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_17_25_57_idinscrito_2904_11d242066346f12c66c16dd3e8ebb747.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE LOURDES LEITE PAIVA" "autor_nome_curto" => "LOURDES PAIVA" "autor_email" => "lourdesleitep@yahoo.com.b" "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA/SME" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8551 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1940 "inscrito_id" => 2904 "titulo" => "ATIVIDADES FÍSICAS INCLUSIVAS EM CRIANÇAS COM DISTÚRBIOS COMPORTAMENTAIS EMOCIONAIS E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL:ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO SÓCIOAFETIVO, SÓCIOAMBIENTAL, EMOCIONAL E COGNITIVO" "resumo" => "Este estudo foi realizado em uma Escola Municipal situada na cidade de Fortaleza e teve como objetivo principal trabalhar os aspectos sócioafetivo e socioambiental, através das Atividades Físicas Inclusivas (AFI) para facilitar o desenvolvimento cognitivo em crianças com Deficiência Intelectual (DI)que apresentam distúrbios comportamentais emocionais. Esse experimento iniciou-se em fevereiro de 2014 em uma criança no Atendimento Educacional Especializado (AEE)/SRM, onde são atendidas aproximadamente 28 crianças com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e AH/S. O Plano elaborado seguiu a linha de pensamento de ROSA NETO(afetividade), WALLON (emocional) e VYGOTSKY(socioambiental e cognitivo) direcionado a uma criança com 10 anos do 4ª ano manhã com laudo CID F.70 apresentando distúrbios de comportamento e emocional. A partir desse processo, com aproximadamente um mês de intervenção notou-se um grande avanço nos aspectos sócioafetivo, sócioemocional e sócioambiental na referida criança e consequentemente a facilitação do processo de desenvolvimento cognitivo. Antes da implantação das AFI não havia avanço cognitivo, a criança tinha grandes dificuldades para realizar tarefas,com o aspecto emocional muito comprometido e socialização. No decorrer do processo a criança teve um grande avanço nos aspectos sócioafetivo, sócioemocional, e consequentemente um desenvolvimento significativo no aspecto cognitivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "AFI – ATIVIDADES FÍSICAS INCLUSIVAS, DI – DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, ASPECTOS SÓCIOAFETIVO/SÓCIOEMOCIONAL/SOCIOAMBIENTA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_17_25_57_idinscrito_2904_11d242066346f12c66c16dd3e8ebb747.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE LOURDES LEITE PAIVA" "autor_nome_curto" => "LOURDES PAIVA" "autor_email" => "lourdesleitep@yahoo.com.b" "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA/SME" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }