DIVERSIFICAÇÃO DA LINGUAGEM NO ENSINO-APRENDIZAGEM COM O STOP MOTION COMO FERRAMENTA DE MULTILETRAMENTO NA SALA DE AULA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8669 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1766 "inscrito_id" => 31 "titulo" => "DIVERSIFICAÇÃO DA LINGUAGEM NO ENSINO-APRENDIZAGEM COM O STOP MOTION COMO FERRAMENTA DE MULTILETRAMENTO NA SALA DE AULA" "resumo" => "No contexto atual e que os hábitos digitais têm se intensificado na sociedade contemporânea, a facilidade e a rapidez da interação cibernética exigem uma nova prática pedagógica. Assim, ciente dessa nova realidade acredita-se que cabe ao professor buscar alternativas que viabilizem a sua prática pedagógica. Diante desta realidade o presente estudo tem o objetivo de ampliar o rendimento dos alunos no que se refere às habilidades de leitura e escrita por meio da proposta dos multiletramentos com ênfase na produção de vídeos com uso da técnica do stop motion envolvendo alunos do 6º ano.. A meta central concentrou-se em promover o letramento digital, com ênfase no uso do computador e demais tecnologias de comunicação e interação enquanto ferramentas pedagógicas na prática de ensino de língua portuguesa. Aliado a este propósito buscou-se ainda avaliar os resultados no que, tange ao desempenho das produções mediante a prática interventiva. Tomando como base metodológica a abordagem de caráter exploratório e descritivo, uma vez que foram utilizados para avaliação, variáveis qualitativas e quantitativas. Realizada ao longo do segundo e terceiro bimestres letivos de 2014, nas aulas de Língua Portuguesa. Atesta-se ainda que a mesma congregou aspectos quantitativos, por conciliar a observação e intervenção direta do pesquisador, enquanto professora titular, que, deseja também, avaliar e intervir na sua própria prática docente. Diante da experiência vivenciada no trabalho com stop motion pode-se atestar que o mesmo favoreceu uma postura diferenciada da língua e da linguagem, sob o prisma do uso-reflexão-uso e, além disso, possibilitou uma intervenção na prática pedagógica pautada nos multletramentos e nas TIDCs." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTOS. TDCS., STOP MOTION., INFORMÁTICA NA ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_11_2014_14_40_51_idinscrito_31_2f90c833553359d81762df703d3169d7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANDA PATRICIA DE SOUSA GAUDENCIO SANTOS" "autor_nome_curto" => "PATRICIA SANTOS" "autor_email" => "wandapatricia@evl.com.br" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8669 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1766 "inscrito_id" => 31 "titulo" => "DIVERSIFICAÇÃO DA LINGUAGEM NO ENSINO-APRENDIZAGEM COM O STOP MOTION COMO FERRAMENTA DE MULTILETRAMENTO NA SALA DE AULA" "resumo" => "No contexto atual e que os hábitos digitais têm se intensificado na sociedade contemporânea, a facilidade e a rapidez da interação cibernética exigem uma nova prática pedagógica. Assim, ciente dessa nova realidade acredita-se que cabe ao professor buscar alternativas que viabilizem a sua prática pedagógica. Diante desta realidade o presente estudo tem o objetivo de ampliar o rendimento dos alunos no que se refere às habilidades de leitura e escrita por meio da proposta dos multiletramentos com ênfase na produção de vídeos com uso da técnica do stop motion envolvendo alunos do 6º ano.. A meta central concentrou-se em promover o letramento digital, com ênfase no uso do computador e demais tecnologias de comunicação e interação enquanto ferramentas pedagógicas na prática de ensino de língua portuguesa. Aliado a este propósito buscou-se ainda avaliar os resultados no que, tange ao desempenho das produções mediante a prática interventiva. Tomando como base metodológica a abordagem de caráter exploratório e descritivo, uma vez que foram utilizados para avaliação, variáveis qualitativas e quantitativas. Realizada ao longo do segundo e terceiro bimestres letivos de 2014, nas aulas de Língua Portuguesa. Atesta-se ainda que a mesma congregou aspectos quantitativos, por conciliar a observação e intervenção direta do pesquisador, enquanto professora titular, que, deseja também, avaliar e intervir na sua própria prática docente. Diante da experiência vivenciada no trabalho com stop motion pode-se atestar que o mesmo favoreceu uma postura diferenciada da língua e da linguagem, sob o prisma do uso-reflexão-uso e, além disso, possibilitou uma intervenção na prática pedagógica pautada nos multletramentos e nas TIDCs." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTOS. TDCS., STOP MOTION., INFORMÁTICA NA ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_11_2014_14_40_51_idinscrito_31_2f90c833553359d81762df703d3169d7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANDA PATRICIA DE SOUSA GAUDENCIO SANTOS" "autor_nome_curto" => "PATRICIA SANTOS" "autor_email" => "wandapatricia@evl.com.br" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }