SOBRINHO, Suzane Guedes et al.. Estratégias de aprendizagem e dislexia. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8778>. Acesso em: 24/11/2024 22:01
O trabalho teve como objetivo discutir o tema dislexia, buscando subsídios teóricos através dos autores que pesquisam a temática, para auxiliar o professor a entender um pouco o que viria a ser tal transtorno de aprendizagem e como trabalhar com este diagnóstico dentro do espaço escolar. Para estruturar o trabalho, discorremos sobre os tipos de alfabetização mais usados em sala de aula e quais seriam aqueles mais viáveis para se trabalhar com crianças com dislexia. De acordo com a literatura consultada, o método multissensorial e o método fônico são especialmente indicados para trabalho com crianças com dislexia, por unir as modalidades auditiva, visual, sinestésica e tátil, facilitando a leitura e a escrita ao estabelecer a conexão entre aspectos visuais (a forma ortográfica da palavra), auditivos (a forma fonológica) e sinestésicos (os movimentos necessários para escrever aquela palavra); desenvolvem rima, discriminação de sons, segmentação fônica e relações entre os fonemas e os grafemas. A partir dessas constatações, concluímos que cabe a nós, professores, a tarefa de auxiliar a despertar as potencialidades da criança com dislexia, dando o suporte necessário para que o mesmo possa construir seu conhecimento de forma qualitativa, tomando a leitura e a escrita como algo que poderá gerar não apenas desafios, mas prazer, conhecimento e liberdade.