ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E DISLEXIA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8778 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1837 "inscrito_id" => 1114 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E DISLEXIA" "resumo" => "O trabalho teve como objetivo discutir o tema dislexia, buscando subsídios teóricos através dos autores que pesquisam a temática, para auxiliar o professor a entender um pouco o que viria a ser tal transtorno de aprendizagem e como trabalhar com este diagnóstico dentro do espaço escolar. Para estruturar o trabalho, discorremos sobre os tipos de alfabetização mais usados em sala de aula e quais seriam aqueles mais viáveis para se trabalhar com crianças com dislexia. De acordo com a literatura consultada, o método multissensorial e o método fônico são especialmente indicados para trabalho com crianças com dislexia, por unir as modalidades auditiva, visual, sinestésica e tátil, facilitando a leitura e a escrita ao estabelecer a conexão entre aspectos visuais (a forma ortográfica da palavra), auditivos (a forma fonológica) e sinestésicos (os movimentos necessários para escrever aquela palavra); desenvolvem rima, discriminação de sons, segmentação fônica e relações entre os fonemas e os grafemas. A partir dessas constatações, concluímos que cabe a nós, professores, a tarefa de auxiliar a despertar as potencialidades da criança com dislexia, dando o suporte necessário para que o mesmo possa construir seu conhecimento de forma qualitativa, tomando a leitura e a escrita como algo que poderá gerar não apenas desafios, mas prazer, conhecimento e liberdade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA." "palavra_chave" => "DISLEXIA, ALFABETIZAÇÃO, MÉTODOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_03_13_11_idinscrito_1114_e41eabac6ac6d81360f7404a4c5f1092.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANE GUEDES SOBRINHO" "autor_nome_curto" => "SUZANE GUEDES" "autor_email" => "suzane_gsobrinho@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8778 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1837 "inscrito_id" => 1114 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E DISLEXIA" "resumo" => "O trabalho teve como objetivo discutir o tema dislexia, buscando subsídios teóricos através dos autores que pesquisam a temática, para auxiliar o professor a entender um pouco o que viria a ser tal transtorno de aprendizagem e como trabalhar com este diagnóstico dentro do espaço escolar. Para estruturar o trabalho, discorremos sobre os tipos de alfabetização mais usados em sala de aula e quais seriam aqueles mais viáveis para se trabalhar com crianças com dislexia. De acordo com a literatura consultada, o método multissensorial e o método fônico são especialmente indicados para trabalho com crianças com dislexia, por unir as modalidades auditiva, visual, sinestésica e tátil, facilitando a leitura e a escrita ao estabelecer a conexão entre aspectos visuais (a forma ortográfica da palavra), auditivos (a forma fonológica) e sinestésicos (os movimentos necessários para escrever aquela palavra); desenvolvem rima, discriminação de sons, segmentação fônica e relações entre os fonemas e os grafemas. A partir dessas constatações, concluímos que cabe a nós, professores, a tarefa de auxiliar a despertar as potencialidades da criança com dislexia, dando o suporte necessário para que o mesmo possa construir seu conhecimento de forma qualitativa, tomando a leitura e a escrita como algo que poderá gerar não apenas desafios, mas prazer, conhecimento e liberdade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA." "palavra_chave" => "DISLEXIA, ALFABETIZAÇÃO, MÉTODOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_03_13_11_idinscrito_1114_e41eabac6ac6d81360f7404a4c5f1092.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANE GUEDES SOBRINHO" "autor_nome_curto" => "SUZANE GUEDES" "autor_email" => "suzane_gsobrinho@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }