INCLUSÃO EM FOCO: CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88028 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 56 "inscrito_id" => 9343 "titulo" => "INCLUSÃO EM FOCO: CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => "Historicamente as pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas de aprendizagem foram excluídas dos diversos espaços sociais. Entretanto, atualmente, vivenciamos contextos sociais e culturais notadamente marcados por premissas que valorizam o respeito às diferenças e a diversidade. Este estudo tem como objetivo explicitar as contribuições da extensão universitária na formação acadêmica dos estudantes público-alvo da Educação Especial, bem como de seus respectivos apoiadores, no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES). A presente investigação se fará por meio dos relatos dos estudantes participantes da extensão, identificados a partir de um formulário online encaminhado por e-mail, o que nos trouxe informações relevantes acerca deste projeto. Observou-se que há inúmeras barreiras no âmbito do ensino superior, sendo as mais recorrentes a de cunho atitudinal e do acesso à tecnologia assistiva a qual é destacada como uma alternativa viável no sentido de ampliar as possibilidades de comunicação, como também de acesso aos conteúdos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9343_TB56_14072022225428.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEUMA MYRIAN SANTOS ALVES" "autor_nome_curto" => "GEUMA ALVES" "autor_email" => "geuma.alves@academico.ufp" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88028 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 56 "inscrito_id" => 9343 "titulo" => "INCLUSÃO EM FOCO: CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => "Historicamente as pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas de aprendizagem foram excluídas dos diversos espaços sociais. Entretanto, atualmente, vivenciamos contextos sociais e culturais notadamente marcados por premissas que valorizam o respeito às diferenças e a diversidade. Este estudo tem como objetivo explicitar as contribuições da extensão universitária na formação acadêmica dos estudantes público-alvo da Educação Especial, bem como de seus respectivos apoiadores, no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES). A presente investigação se fará por meio dos relatos dos estudantes participantes da extensão, identificados a partir de um formulário online encaminhado por e-mail, o que nos trouxe informações relevantes acerca deste projeto. Observou-se que há inúmeras barreiras no âmbito do ensino superior, sendo as mais recorrentes a de cunho atitudinal e do acesso à tecnologia assistiva a qual é destacada como uma alternativa viável no sentido de ampliar as possibilidades de comunicação, como também de acesso aos conteúdos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9343_TB56_14072022225428.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEUMA MYRIAN SANTOS ALVES" "autor_nome_curto" => "GEUMA ALVES" "autor_email" => "geuma.alves@academico.ufp" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }