A inclusão escolar é tema discutido no que se refere contemplar a diversidade do público. Dessa forma, diferenciar estratégias amplia as possibilidades de uma proposta de ensino funcional ao PAEE, assim, discute-se o ensino colaborativo como alternativa para ampliar possibilidades de aprendizagem do PAEE. Assim, o estudo tem como problema: como se deu o processo educacional no contexto remoto para o público alvo da educação especial. Para desenvolvê-lo, foi delineado os seguintes objetivos: analisar a proposta educacional no contexto remoto que tenha por base a estratégia de ensino colaborativo e identificar estudos subsidiados por meio da experiência do ensino colaborativo. Pautando-se nos estudos de Mendes, Viralonga, Zerbato (2018); Capellini, Zerbato (2019); Torres, Mendes (2020); Ferreira, Botelho (2020). Nessa proposta o estudo é qualitativo do tipo bibliográfico. O ensino colaborativo na literatura é posto como componente promissor a contribuir com a inclusão escolar do PAEE e em tempos de pandemia as experiências expostas mostraram os efeitos da colaboração na proposta de ensino remoto para continuidade do processo educacional.