UNIVERSIDADE PÚBLICA, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO BÁSICA: A DOCÊNCIA EM DIÁLOGO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88087 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 179 "inscrito_id" => 11071 "titulo" => "UNIVERSIDADE PÚBLICA, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO BÁSICA: A DOCÊNCIA EM DIÁLOGO" "resumo" => "A educação no Brasil precisa ser pensada no diálogo entre as universidades que são responsáveis pela formação inicial dos professores e pelas coordenadorias de formação continuada das redes de ensino. Esta abordagem visa apresentar dados referentes ao estágio supervisionado em literatura, desenvolvido pelos acadêmicos da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, evidenciando pontos que contribuem na formação continuada de professores e, consequentemente, no fortalecimento das aprendizagens em sala de aula. Para tanto, consideramos a nossa experiência na Secretaria de Estado de Mato Grosso, mais precisamente enquanto professoras formadoras no componente curricular de Língua Portuguesa e Pedagogia, voltados à formação de professores na Educação Básica; a atuação enquanto professoras do ensino superior nos estágios supervisionados e as observações do espaço da sala de aula realizadas pelos acadêmicos durante uma das etapas do processo do estágio nas escolas. Esses espaços em diálogo com a observação dos acadêmicos nos propiciam reflexões fundamentais para repensar a prática docente vista, sobretudo, sob a ótica de alguns estudiosos que primam por uma educação democrática, participativa e recheada de protagonismos. A metodologia pauta-se, fundamentalmente, no alicerce construído a partir do diagnostico advindo do espaço educativo da sala de aula, visando entrelaçar perspectivas de aprendizagens e análises que dialogam e/ou se aproximam da realidade. Esperamos que as ações conjuntas realizadas entre a educação básica e a universidade possam aparar arestas, no sentido de potencializar aspectos que ampliam o desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes. Assim, trazemos algumas reflexões que acreditamos fortalecer os futuros profissionais a ter maior segurança na prática da docência e, ao mesmo tempo, propiciam aos educadores em regência uma apropriação da teoria e de percursos metodológicos construídos em diálogo com a universidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID11071_TB179_15062022093730.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELIZABETE NASCIMENTO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ELIZABETE" "autor_email" => "maria.elizabete@unemat.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88087 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 179 "inscrito_id" => 11071 "titulo" => "UNIVERSIDADE PÚBLICA, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO BÁSICA: A DOCÊNCIA EM DIÁLOGO" "resumo" => "A educação no Brasil precisa ser pensada no diálogo entre as universidades que são responsáveis pela formação inicial dos professores e pelas coordenadorias de formação continuada das redes de ensino. Esta abordagem visa apresentar dados referentes ao estágio supervisionado em literatura, desenvolvido pelos acadêmicos da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, evidenciando pontos que contribuem na formação continuada de professores e, consequentemente, no fortalecimento das aprendizagens em sala de aula. Para tanto, consideramos a nossa experiência na Secretaria de Estado de Mato Grosso, mais precisamente enquanto professoras formadoras no componente curricular de Língua Portuguesa e Pedagogia, voltados à formação de professores na Educação Básica; a atuação enquanto professoras do ensino superior nos estágios supervisionados e as observações do espaço da sala de aula realizadas pelos acadêmicos durante uma das etapas do processo do estágio nas escolas. Esses espaços em diálogo com a observação dos acadêmicos nos propiciam reflexões fundamentais para repensar a prática docente vista, sobretudo, sob a ótica de alguns estudiosos que primam por uma educação democrática, participativa e recheada de protagonismos. A metodologia pauta-se, fundamentalmente, no alicerce construído a partir do diagnostico advindo do espaço educativo da sala de aula, visando entrelaçar perspectivas de aprendizagens e análises que dialogam e/ou se aproximam da realidade. Esperamos que as ações conjuntas realizadas entre a educação básica e a universidade possam aparar arestas, no sentido de potencializar aspectos que ampliam o desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes. Assim, trazemos algumas reflexões que acreditamos fortalecer os futuros profissionais a ter maior segurança na prática da docência e, ao mesmo tempo, propiciam aos educadores em regência uma apropriação da teoria e de percursos metodológicos construídos em diálogo com a universidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID11071_TB179_15062022093730.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELIZABETE NASCIMENTO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ELIZABETE" "autor_email" => "maria.elizabete@unemat.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }