O envolvimento com a pesquisa é salutar em todas as fases acadêmicas de um indivíduo. A pesquisa aplicada parece algo vinculado apenas as universidades e desvinculado e longe do alcance de alunos do Ensino Médio. Diante disso, a importância de programas de pesquisa que abrangem estes jovens nos cursos técnicos dos Institutos Federais. O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto na vida pessoal e profissional de estudantes devido ao envolvimento com pesquisa, enquanto participantes do processo formativo do Ensino Médio, e observar como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC interfere na formação acadêmica dos mesmos. Metodologicamente, a pesquisa foi qualitativa e baseada nos relatos de experiência de vários alunos, participantes de projeto de pesquisa e bolsistas do PIBIC. Contudo, considera-se que o envolvimento do aluno com projeto de pesquisa, desde sua formação no ensino médio e técnico, amplia o seu desenvolvimento pessoal e profissional, onde existe a apropriação de habilidades que seria vivenciadas apenas no ensino superior.