Este artigo tem por objetivo examinar as dimensões do trabalho, articulando com a realidade educacional, ao refletir como marco temporal a consolidação do neoliberalismo no Brasil, das alterações deletérias trazidas para o campo da educação, utilizando relatos de experiências, de cunho qualitativo, enquanto referencial teórico a pedagogia histórico-crítico, ocorrendo as aulas por meio de apresentação em seminários na plataforma Microsolf Teams, atividades assíncronas, sistematização do aprendizado através de questionários respondidos eletronicamente na ferramenta Google Forms, por alunos/as do curso de especialização, a partir de debates e perguntas na plataforma Google Jamboard para construção de nuvem de palavras. Apoiando-se nas leituras, músicas, a turma foi levada a debater sobre a relação entre trabalho interacionada as questões educacionais, visando ações didático-pedagógica no processo de formação docente em diálogo com textos, de slides em aula on-line devido a pandemia da COVID-19. Daí a importância que a discussão possibilitou no campo da atuação e formação profissional, de qualificação enquanto também pesquisadoras (es) ao saber lidar no dia a dia, na prática cotidiana o ensino na qual não queremos reproduzir, e sim questionar. Então da necessidade de se ter análises que ultrapasse os muros da academia e comunidade científica.