TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO ON-LINE
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88115 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 222 "inscrito_id" => 11199 "titulo" => "TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO ON-LINE" "resumo" => "Este artigo resulta da pesquisa bibliográfica realizada com o objetivo de investigar as possíveis contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a educação on-line. As análises foram realizadas tendo como balizador e lente de percepção da realidade o enfoque histórico-cultural. Concluímos que: (1) embora Vigotski não tenha vislumbrado o avanço tecnológico atual, seus pressupostos se adotados no âmbito da educação on-line, muito contribuem com essa modalidade de ensino e aprendizagem, a partir do uso consciente das tecnologias de informação e comunicação. Em outros termos, na educação on-line, por meio das tecnologias de informação e comunicação, é possível ao professor, embasado na Teoria Histórico-Cultural, promover possibilidades de aprendizado e desenvolvimento cognitivo de seus alunos; (2) embora as tecnologias de informação e comunicação sejam instrumentos imprescindíveis no contexto da educação on-line, não são autossuficientes e não substituem o professor, ao contrário, exigem a supervisão de um educador crítico, consciente, formado, capacitado, dedicado e comprometido não apenas em instigar a interação entre os alunos, mas em interagir com os mesmos, participando e fazendo-os participar ativamente do movimento dialético de ensino e aprendizagem; (3) para vislumbrar qualidade na educação on-line é imprescindível que os alunos saibam utilizar as tecnologias de informação e comunicação, estejam conscientes da proposta de ensino e aprendizagem e, sobretudo dispostos ao desafio de estudar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID11199_TB222_27092022151241.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE ARIOMAR DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "SIMONE ARIOMAR" "autor_email" => "simone.souza@ifg.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88115 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 222 "inscrito_id" => 11199 "titulo" => "TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO ON-LINE" "resumo" => "Este artigo resulta da pesquisa bibliográfica realizada com o objetivo de investigar as possíveis contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a educação on-line. As análises foram realizadas tendo como balizador e lente de percepção da realidade o enfoque histórico-cultural. Concluímos que: (1) embora Vigotski não tenha vislumbrado o avanço tecnológico atual, seus pressupostos se adotados no âmbito da educação on-line, muito contribuem com essa modalidade de ensino e aprendizagem, a partir do uso consciente das tecnologias de informação e comunicação. Em outros termos, na educação on-line, por meio das tecnologias de informação e comunicação, é possível ao professor, embasado na Teoria Histórico-Cultural, promover possibilidades de aprendizado e desenvolvimento cognitivo de seus alunos; (2) embora as tecnologias de informação e comunicação sejam instrumentos imprescindíveis no contexto da educação on-line, não são autossuficientes e não substituem o professor, ao contrário, exigem a supervisão de um educador crítico, consciente, formado, capacitado, dedicado e comprometido não apenas em instigar a interação entre os alunos, mas em interagir com os mesmos, participando e fazendo-os participar ativamente do movimento dialético de ensino e aprendizagem; (3) para vislumbrar qualidade na educação on-line é imprescindível que os alunos saibam utilizar as tecnologias de informação e comunicação, estejam conscientes da proposta de ensino e aprendizagem e, sobretudo dispostos ao desafio de estudar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID11199_TB222_27092022151241.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE ARIOMAR DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "SIMONE ARIOMAR" "autor_email" => "simone.souza@ifg.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }