Este estudo tem como objetivo analisar as perspectivas que o professor almeja e os desafios que ele enfrenta no processo de formação continuada, questões pertinentes vieram à tona incentivando a reflexão de todo este processo que é complexo e essencial. Sabemos que a formação continuada de professores em pleno exercício é uma temática que muito se discute nos temos atuais. A busca de uma melhoria do ensino ocasionada pela qualificação do professor e de seus métodos, é indispensável. A metodologia empregada deu-se por meio da pesquisa bibliográfica em artigos já publicados, tendo como aporte teórico: Pimenta, Freire, Nóvoa e outros, visando explorar o assunto com foco em saber o que dizem as pesquisas sobre o tema estudado a busca se deu na plataforma do google acadêmico no período de 01 a 30 de maio de 2022. Com esta pesquisa percebeu-se que é necessário analisar as expectativas, identidade e os métodos de pesquisa do professor em sua formação contínua, como este, pode obter a excelência em sua especialização mesmo com os obstáculos a serem enfrentados, como por exemplo, a conciliação das jornadas excessivas de trabalho e os estudos, o que acontece na maioria dos casos no ofício do educador, compreender estes aspectos é um avanço para lutas que são enfrentadas pela busca da melhoria da educação e também pensar-se no bem-estar para que o professor consiga conciliar estas duas circunstâncias, e que apesar dos desafios enfrentados a melhoria do ensino e da aprendizagem precisa ser priorizado.