O presente trabalho objetiva descrever um relato de experiência educacional sobre a competitividade digital acerca da exposição de modelos didáticos de vírus e bactérias por meio de vídeos no YouTube. A metodologia usada foi qualitativa, buscando assim resultados relevantes ao que se vive no ambiente escolar ligados com o meio tecnológico, sobretudo, no que diz respeito ao uso de redes sociais que atualmente se apresentam como ferramentas de engajamento e disponibilização de conteúdos e informações. Nesse sentido, as atividades foram desenvolvidas com os estudantes dos 2° anos do ensino médio no Erem Santos Cosme e Damião no município de Igarassu-PE no mês de maio de 2022, seguindo duas etapas no processo do concurso digital, uma entre as turmas dos 2° anos e outra com apenas uma turma. Os vídeos foram postados no canal '' Vamos Biólogo''. O resultado da votação da primeira etapa foi bastante significativo, tendo o vídeo vencedor 65 visualizações, 14 curtidas e 9 comentários. Além disso, Nesse percurso, a avaliação foi contínua e inclusiva, sendo possível observar pontos relevantes na aprendizagem, criatividade, interatividade, trabalho em equipe,cooperatividade, pensamento crítico e desenvoltura e conectividade nas redes sociais. Nesse contexto, observa-se o protagonismo estudantil como um fator desencadeador de potencialidades, tornando o ensino e aprendizagem de biologia mais dinâmico, tecnológico, participativo e colaborativo.