A leitura e escrita na Educação Infantil é um processo pelo qual as crianças expandem suas experiências e conhecimentos. Neste artigo nos propomos a discutir acerca da leitura e escrita na sala de aula da Educação Infantil. Optamos neste trabalho por uma abordagem qualitativa e procedimentos de caráter bibliográfico, assim dialogamos com pesquisadores como: Ferreiro (2011); Magalhães e Vargas (2015); Marcuschi (2007); Mota e Frangella, (2021); Santos (2016); Santos, Araújo, e Santos (2018); Silva, Filho e Filho (2017). Assim, propomos a análise de documentos científicos, com vistas na reflexão sobre a leitura e escrita. Com base em nossa pesquisa verificamos que a escrita e leitura na Educação Infantil é imprescindível para o desenvolvimento integral das crianças. A proposta deste trabalho é apresentar que na educação Infantil pode ser trabalhada a leitura e escrita com os pequenos de forma a propiciar uma dinâmica, para refletirmos um pouco sobre a nossa educação brasileira, seus potenciais para a formação de indivíduos críticos e autônomos. O nosso objetivo é verificar como a leitura tem possibilitado melhores vivências em sala de aula. Dessa forma, indagamos: O hábito da leitura e escrita na Educação Infantil proporciona aprendizagens? Qual a sua importância na Educação Infantil? Concluímos, mas não finalizamos o tema deste estudo, por isso entendemos que as crianças precisam vivenciar experiências significativas na sala de aula, desde os momentos iniciais de sua formação escolar e uma perspectiva para isso é preciso inserir a leitura e produção de texto desde cedo.