A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTRATÉGIA PARA O FORTALECIMENTO DA LEITURA, DA ESCRITA E DA IDENTIDADE DE ESTUDANTES QUILOMBOLAS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88408 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1006 "inscrito_id" => 9930 "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTRATÉGIA PARA O FORTALECIMENTO DA LEITURA, DA ESCRITA E DA IDENTIDADE DE ESTUDANTES QUILOMBOLAS" "resumo" => "Este trabalho aborda um projeto de intervenção numa escola quilombola, pensado com o objetivo de superar as dificuldades apresentadas pelos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em relação à leitura e à escrita. A falta de políticas públicas e investimentos voltados para as comunidades quilombolas, segmento da sociedade marcadamente atingido pelas desigualdades raciais e sociais, impactam de forma severa a vida dos estudantes quilombolas. Essas carências ficaram ainda mais visíveis com a pandemia, com comprometimento da construção de habilidades como a leitura e a escrita. Desde sua formação inicial os quilombos apresentaram-se como espaços de rebeldia e enfrentamento ao colonialismo. Atualmente, os remanescentes dos antigos quilombos, espalhados por todo o Brasil, não representam restos de um passado quilombola derrotado. Ao contrário, essas comunidades estão ativas e persistem com lutas para manter viva a cultura vinda dos diversos países do continente africano aqui ressignificada. A contação de histórias, a partir de livros de autoria negra e indígena, é a estratégia metodológica desse projeto, numa perspectiva dos letramento literário, ideológico e racial crítico, buscando o desenvolvimento das habilidades da leitura e da escrita, bem como o fortalecimento da identidade quilombola dos estudantes. Ainda não temos resultados conclusivos, pois o projeto encontra-se em fase de andamento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID9930_TB1006_10102022085527.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ ALMEIDA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MARIA JOSÉ" "autor_email" => "mjan.almeida.almeida@gmai" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88408 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1006 "inscrito_id" => 9930 "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTRATÉGIA PARA O FORTALECIMENTO DA LEITURA, DA ESCRITA E DA IDENTIDADE DE ESTUDANTES QUILOMBOLAS" "resumo" => "Este trabalho aborda um projeto de intervenção numa escola quilombola, pensado com o objetivo de superar as dificuldades apresentadas pelos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em relação à leitura e à escrita. A falta de políticas públicas e investimentos voltados para as comunidades quilombolas, segmento da sociedade marcadamente atingido pelas desigualdades raciais e sociais, impactam de forma severa a vida dos estudantes quilombolas. Essas carências ficaram ainda mais visíveis com a pandemia, com comprometimento da construção de habilidades como a leitura e a escrita. Desde sua formação inicial os quilombos apresentaram-se como espaços de rebeldia e enfrentamento ao colonialismo. Atualmente, os remanescentes dos antigos quilombos, espalhados por todo o Brasil, não representam restos de um passado quilombola derrotado. Ao contrário, essas comunidades estão ativas e persistem com lutas para manter viva a cultura vinda dos diversos países do continente africano aqui ressignificada. A contação de histórias, a partir de livros de autoria negra e indígena, é a estratégia metodológica desse projeto, numa perspectiva dos letramento literário, ideológico e racial crítico, buscando o desenvolvimento das habilidades da leitura e da escrita, bem como o fortalecimento da identidade quilombola dos estudantes. Ainda não temos resultados conclusivos, pois o projeto encontra-se em fase de andamento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID9930_TB1006_10102022085527.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ ALMEIDA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MARIA JOSÉ" "autor_email" => "mjan.almeida.almeida@gmai" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }