O presente artigo apresenta uma síntese da pesquisa de doutoramento em andamento que tem como objeto de estudo a língua portuguesa à luz da BNCC (2019b). O objetivo geral desse artigo consiste em investigar o ensino e aprendizagem da língua portuguesa no ensino fundamental à luz da BNCC. Os objetivos específicos consistem em: Compreender a organicidade e progressividade de ensino e aprendizagens da língua portuguesa na BNCC; Identificar aspectos históricos que fundamentaram o documento normativo, BNCC, quanto ao ensino e aprendizagens da língua portuguesa. Os pressupostos teóricos são embasados em conceitos de ensino-aprendizagem, organicidade e progressividade de aprendizagens e BNCC. A metodologia utilizada nesse trabalho é de natureza qualitativa, com base na pesquisa documental cuja fonte incide sobre a BNCC. Como resultados preliminares percebe-se que, “a BNCC está apoiada numa regulação que criará novas formas de sociabilidade educacional brasileira” (FONSECA, 2018, p. 47). Conclui-se que a forma reguladora da BNCC descreve, revela e constitui a força do singular projetando um plural. Dito de outro modo, é um currículo que parte do contexto social valorizando aspectos do lugar, de si numa crescente vertical e horizontal de complexidade do ensino e aprendizagem da língua portuguesa.