O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA MUNICIPAL SAMAÚMA NO VALE DO JARI
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89431 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2714 "inscrito_id" => 12063 "titulo" => "O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA MUNICIPAL SAMAÚMA NO VALE DO JARI" "resumo" => "A presente pesquisa tematiza o processo de ensino-aprendizagem e tem como objeto de estudo a escola Municipal Samaúma no Vale no Jari. Neste sentido, levanta-se a seguinte questão problema: como funciona o processo de ensino-aprendizagem na escola Municipal Samaúma? O objetivo da pesquisa é analisar o processo de ensino-aprendizagem na escola Municipal Samaúma, Metodologicamente trata-se de pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Para Marconi e Lakatos (2011) A Pesquisa de campo “consiste na observação de fatos e fenômenos tais como ocorrem espontaneamente, na coleta de dados a eles referentes e no registro de variáveis que se presume relevantes, para analisá-los”. Os dados são coletados a partir da observação do processo de ensino-aprendizagem na escola municipal Samaúma, Para Lüdke e André (1986) a observação consiste em um contato pessoal estreito do pesquisador com o fenômeno pesquisado. Quanto a abordagem essa pesquisa faz uso da abordagem qualitativa. Minayo (2017), evidencia que a abordagem qualitativa não se preocupa com a representatividade numérica e sim com a simbologia dos acontecimentos. Sistematiza-se os da dados obtidos por meio de instrumentos de coletas de dados em quadros analíticos feitos em editor de texto (word). Analisa-se os dados a partir da perspectiva teórica de Bardin (2011). Para a autora a análise de conteúdo designa: um conjunto de técnicas de análise das comunicações visando a obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção. Os resultados evidenciam que o processo de ensino-aprendizagem na escola ribeirinha Samaúma apresenta influência do pensamento educacional de Paulo Freire." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID12063_TB2714_05122022180729.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA HELOISA SANTOS DA COSTA" "autor_nome_curto" => "Ana Heloisa" "autor_email" => "anaheloisasantosdacosta9@" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89431 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2714 "inscrito_id" => 12063 "titulo" => "O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA MUNICIPAL SAMAÚMA NO VALE DO JARI" "resumo" => "A presente pesquisa tematiza o processo de ensino-aprendizagem e tem como objeto de estudo a escola Municipal Samaúma no Vale no Jari. Neste sentido, levanta-se a seguinte questão problema: como funciona o processo de ensino-aprendizagem na escola Municipal Samaúma? O objetivo da pesquisa é analisar o processo de ensino-aprendizagem na escola Municipal Samaúma, Metodologicamente trata-se de pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Para Marconi e Lakatos (2011) A Pesquisa de campo “consiste na observação de fatos e fenômenos tais como ocorrem espontaneamente, na coleta de dados a eles referentes e no registro de variáveis que se presume relevantes, para analisá-los”. Os dados são coletados a partir da observação do processo de ensino-aprendizagem na escola municipal Samaúma, Para Lüdke e André (1986) a observação consiste em um contato pessoal estreito do pesquisador com o fenômeno pesquisado. Quanto a abordagem essa pesquisa faz uso da abordagem qualitativa. Minayo (2017), evidencia que a abordagem qualitativa não se preocupa com a representatividade numérica e sim com a simbologia dos acontecimentos. Sistematiza-se os da dados obtidos por meio de instrumentos de coletas de dados em quadros analíticos feitos em editor de texto (word). Analisa-se os dados a partir da perspectiva teórica de Bardin (2011). Para a autora a análise de conteúdo designa: um conjunto de técnicas de análise das comunicações visando a obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção. Os resultados evidenciam que o processo de ensino-aprendizagem na escola ribeirinha Samaúma apresenta influência do pensamento educacional de Paulo Freire." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID12063_TB2714_05122022180729.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA HELOISA SANTOS DA COSTA" "autor_nome_curto" => "Ana Heloisa" "autor_email" => "anaheloisasantosdacosta9@" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }