A presente pesquisa tematiza o processo de ensino-aprendizagem e tem como objeto de estudo a escola Municipal Samaúma no Vale no Jari. Neste sentido, levanta-se a seguinte questão problema: como funciona o processo de ensino-aprendizagem na escola Municipal Samaúma? O objetivo da pesquisa é analisar o processo de ensino-aprendizagem na escola Municipal Samaúma, Metodologicamente trata-se de pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Para Marconi e Lakatos (2011) A Pesquisa de campo “consiste na observação de fatos e fenômenos tais como ocorrem espontaneamente, na coleta de dados a eles referentes e no registro de variáveis que se presume relevantes, para analisá-los”. Os dados são coletados a partir da observação do processo de ensino-aprendizagem na escola municipal Samaúma, Para Lüdke e André (1986) a observação consiste em um contato pessoal estreito do pesquisador com o fenômeno pesquisado. Quanto a abordagem essa pesquisa faz uso da abordagem qualitativa. Minayo (2017), evidencia que a abordagem qualitativa não se preocupa com a representatividade numérica e sim com a simbologia dos acontecimentos. Sistematiza-se os da dados obtidos por meio de instrumentos de coletas de dados em quadros analíticos feitos em editor de texto (word). Analisa-se os dados a partir da perspectiva teórica de Bardin (2011). Para a autora a análise de conteúdo designa: um conjunto de técnicas de análise das comunicações visando a obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção. Os resultados evidenciam que o processo de ensino-aprendizagem na escola ribeirinha Samaúma apresenta influência do pensamento educacional de Paulo Freire.