A Teoria das Representações Sociais nos possibilita compreender, modos, crenças, atitudes e valores de um grupo, na qual se pode analisar. As políticas públicas periodicamente envolvem a sociedade nos holofotes educacionais, pois o interesse na qualidade de aprendizagem é de todos. O Objetivo deste artigo é proporcionar uma abordagem introdutória da Teoria das Representações Sociais, assim como compreender as propostas pedagógicas da Escola de Período Integral e o desejado alcance das metas dos Planos de Ensino Nacional e Estadual que objetiva a Qualidade de Ensino. Implantado no Estado de São Paulo no ano de 2012, o Programa de Ensino Integral ainda vive momentos de acertos e desacertos dos caminhos de uma proposta pedagógica necessária à contemporaneidade educacional. Os referenciais teóricos como Marcílio, Moscovici, Villas Boas permitem dialogar com o Plano Nacional de Educação e Plano Estadual de Educação na busca de um ensino com qualidade. Contudo, o processo de ensino e aprendizagem é um cenário de contínuas mudanças, inquietações, desejos e experimentações que almejam o sucesso.