A COMUNIDADE ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA E OS DESAFIOS QUANTO AO USO DAS TICS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88503 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1157 "inscrito_id" => 6897 "titulo" => "A COMUNIDADE ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA E OS DESAFIOS QUANTO AO USO DAS TICS" "resumo" => "A pesquisa apresentada tem como objetivo geral compreender os principais desafios enfrentados no período da pandemia, Covid-19, pela Escola Municipal Centro Infantil Estrela do Mar, no município de Extremoz/RN. É uma pesquisa de natureza qualitativa, bibliográfica, com o auxílio da técnica de entrevista semiestruturada e formulários elaborados através da ferramenta Google Forms. Dialogamos com os autores: Santos (2019), Extremoz, (2020). Como fonte de pesquisa documental utilizamos o Projeto Político Pedagógico (2019). Ainda, para melhor aproximação do objeto, dois formulários e uma entrevista semiestruturada destinada a Comunidade escolar. Como resultados de pesquisa, observamos que alguns problemas eram precedentes a pandemia, como por exemplo, a falta de recursos tecnológicos para práticas pedagógicas tais como: impressora, rede de internet, a falta de formação dos docentes para o uso de ferramentas Tics, computadores para auxiliar nas pesquisas, tanto nos planejamentos dos professores quanto nas pesquisas escolares dos alunos. Outras dificuldades se acentuaram durante a pandemia, citamos a impossibilidade de algumas famílias de acompanhar e ajudar seus filhos com seu progresso escolar ocasionado por diversas situações no período de aulas remotas. Motivos como questões financeiras, analfabetismo, falta de aparelhos tecnológicos. Devido a essas situações alguns alunos não conseguiram contato direto com a escola lhes restando as atividades impressas e ajuda de seus familiares. Por esse motivo, os investimentos governamentais na área da tecnologia da informação e comunicação podem trazer inúmeros benefícios a sociedade e especialmente melhor qualidade no atendimento ao setor público educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD4_ID6897_TB1157_20062022183211.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSELEIDE VITORINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROSELEIDE" "autor_email" => "vitoriarose.2012@gmail.co" "autor_ies" => "CECAP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88503 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1157 "inscrito_id" => 6897 "titulo" => "A COMUNIDADE ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA E OS DESAFIOS QUANTO AO USO DAS TICS" "resumo" => "A pesquisa apresentada tem como objetivo geral compreender os principais desafios enfrentados no período da pandemia, Covid-19, pela Escola Municipal Centro Infantil Estrela do Mar, no município de Extremoz/RN. É uma pesquisa de natureza qualitativa, bibliográfica, com o auxílio da técnica de entrevista semiestruturada e formulários elaborados através da ferramenta Google Forms. Dialogamos com os autores: Santos (2019), Extremoz, (2020). Como fonte de pesquisa documental utilizamos o Projeto Político Pedagógico (2019). Ainda, para melhor aproximação do objeto, dois formulários e uma entrevista semiestruturada destinada a Comunidade escolar. Como resultados de pesquisa, observamos que alguns problemas eram precedentes a pandemia, como por exemplo, a falta de recursos tecnológicos para práticas pedagógicas tais como: impressora, rede de internet, a falta de formação dos docentes para o uso de ferramentas Tics, computadores para auxiliar nas pesquisas, tanto nos planejamentos dos professores quanto nas pesquisas escolares dos alunos. Outras dificuldades se acentuaram durante a pandemia, citamos a impossibilidade de algumas famílias de acompanhar e ajudar seus filhos com seu progresso escolar ocasionado por diversas situações no período de aulas remotas. Motivos como questões financeiras, analfabetismo, falta de aparelhos tecnológicos. Devido a essas situações alguns alunos não conseguiram contato direto com a escola lhes restando as atividades impressas e ajuda de seus familiares. Por esse motivo, os investimentos governamentais na área da tecnologia da informação e comunicação podem trazer inúmeros benefícios a sociedade e especialmente melhor qualidade no atendimento ao setor público educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD4_ID6897_TB1157_20062022183211.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSELEIDE VITORINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROSELEIDE" "autor_email" => "vitoriarose.2012@gmail.co" "autor_ies" => "CECAP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }