O presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância da ludicidade na Educação Infantil, tendo como foco o desenvolvimento integral das crianças. Os objetivos específicos, estão voltados a descrever as áreas de maior desenvolvimento quando momentos lúdicos são inseridos na educação e o papel do educador no planejamento e execução da atividade lúdica. No que diz respeito ao referencial teórico, renomados autores como: Almeida, Luckesi, Piaget, Vygotsky e outros foram essenciais na pesquisa bibliográfica para melhor entendimento da problemática desta pesquisa, uma vez que abordam a relevância da ludicidade no desenvolvimento infantil e na educação. O trabalho se compôs em refletir sobre o conceito do lúdico e demonstrar a importância de utilizá-lo na Educação Infantil como metodologia que possibilita melhor evolução no processo de aprendizagem. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como amostra professores que atuam na Educação Infantil. As informações coletadas e analisadas permitiram verificar a eficácia da ludicidade no processo de aprendizado. Verificou-se também que o lúdico tem sido um caminho eficaz para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças da primeira infância, pois os conteúdos ao serem ensinados por intermédio ou auxílio de atividades lúdicas serão integrados e aplicados de maneira global e profunda.