IDENTIDADE E IDENTIFICAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETO DE VIDA NA ESCOLA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91035 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4913 "inscrito_id" => 18291 "titulo" => "IDENTIDADE E IDENTIFICAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETO DE VIDA NA ESCOLA" "resumo" => "Este trabalho objetiva apresentar o percurso formativo que vem sendo desenvolvido na disciplina de Projeto de Vida na Escola Estadual União do Povo de Cidade (Natal/ RN) para o 1º ano do Ensino Médio. Baseamo-nos em propostas apresentadas no material didático adotado para a disciplina, como também no que é recomendado pelos documentos oficiais — Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em especial, quando se referem à adoção de um trabalho que ajude a pensar o projeto de vida nos âmbitos físicos, cognitivos e socioemocionais. Nosso percurso durante a disciplina foi iniciado com sua apresentação (objetivos e metodologia proposta); discutimos o conceito de projeto de vida e como desenvolvê-lo, levando os discentes a refletirem sobre seus desejos para o futuro (próximo e distante), quais competências já possuem e quais gostariam de potencializar para alcançar seus objetivos enquanto cidadãos atuantes da sociedade. Em seguida, propiciamos atividades a fim de relacionar as competências que os estudantes já possuem a suas histórias de vida, às relações sociais que estabeleceram desde a infância na família, com os amigos, na escola e profissionais (para quem já as exerce), visando desenvolver o autoconhecimento. Atualmente, estamos refletindo sobre o lugar onde vivemos e como nos relacionamos fisicamente, socialmente e historicamente com ele em busca da identificação com esses espaços. Os encontros vêm sendo desenvolvidos no formato de roda de conversa, as discussões têm sido frutíferas, e a avaliação se dará por meio da construção de um portfólio com as atividades desenvolvidas durante o percurso, que vão desde a organização sistemática de competência a produções artísticas variadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID18291_TB4913_05122022231044.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA DOS SANTOS FONSÊCA" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "leticiafonseca094@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91035 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4913 "inscrito_id" => 18291 "titulo" => "IDENTIDADE E IDENTIFICAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETO DE VIDA NA ESCOLA" "resumo" => "Este trabalho objetiva apresentar o percurso formativo que vem sendo desenvolvido na disciplina de Projeto de Vida na Escola Estadual União do Povo de Cidade (Natal/ RN) para o 1º ano do Ensino Médio. Baseamo-nos em propostas apresentadas no material didático adotado para a disciplina, como também no que é recomendado pelos documentos oficiais — Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em especial, quando se referem à adoção de um trabalho que ajude a pensar o projeto de vida nos âmbitos físicos, cognitivos e socioemocionais. Nosso percurso durante a disciplina foi iniciado com sua apresentação (objetivos e metodologia proposta); discutimos o conceito de projeto de vida e como desenvolvê-lo, levando os discentes a refletirem sobre seus desejos para o futuro (próximo e distante), quais competências já possuem e quais gostariam de potencializar para alcançar seus objetivos enquanto cidadãos atuantes da sociedade. Em seguida, propiciamos atividades a fim de relacionar as competências que os estudantes já possuem a suas histórias de vida, às relações sociais que estabeleceram desde a infância na família, com os amigos, na escola e profissionais (para quem já as exerce), visando desenvolver o autoconhecimento. Atualmente, estamos refletindo sobre o lugar onde vivemos e como nos relacionamos fisicamente, socialmente e historicamente com ele em busca da identificação com esses espaços. Os encontros vêm sendo desenvolvidos no formato de roda de conversa, as discussões têm sido frutíferas, e a avaliação se dará por meio da construção de um portfólio com as atividades desenvolvidas durante o percurso, que vão desde a organização sistemática de competência a produções artísticas variadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID18291_TB4913_05122022231044.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA DOS SANTOS FONSÊCA" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "leticiafonseca094@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }