A formação de professores, isto é, formação docente, historicamente, suscitou inúmeras discussões teóricas de diferentes nacionalidades. Fruto desses estudos é a evidencia de saberes e conhecimentos indispensáveis à formação desses profissionais. Dentre esses saberes imprescindíveis a atuação docente, a dimensão da pesquisa tem despertado interesse nos estudos investigativos, reafirmando a sua relevância no processo formativo de professores e professoras. Assim sendo, a presente pesquisa alinha-se aos debates e discussões inerentes à formação docente, intentando a impressão de algumas notas sobre a dimensão histórica e de como se deu a formação de professores no Brasil, além de sinalizar como essas ações reverberam nos dias atuais, principalmente, tratando-se de condutas profissionais ao se pensar na pesquisa como elemento formativo. Isso posto, esse texto tem como objetivo analisar as dimensões da pesquisa na formação docente a luz de autores como: Barreto (2010), Vicentini; Lugli (2009), Saviani (2005), Contrera (2002), Lüdke (2012), Lakatos e Marcondi (2003) e dentre outros. Se tratando de uma pesquisa de abordagem qualitativa (ESTEBAN, 2017) do tipo teórico-bibliográfica. Prodanov e Freitas (2013). O referencial teórico de analise sinaliza a importância do professor pesquisador para as atividades mais simples e complexas da profissão, recaindo no que se direciona a investir em formações que promova uma formação crítica e um olhar de pesquisador.