Nascentes são manifestações superficiais de lençóis subterrâneos, que dão origem a cursos d’água. Sendo os recursos hídricos de importância e responsabilidade de toda uma sociedade, nesse sentido o presente artigo tem como objetivo desenvolver a prática de métodos de restauração de nascentes que sejam viáveis ao corpo social. Tendo como resultados o envolvimento social, mediante a sensibilização da comunidade quanto à preservação dos recursos hídricos. A pesquisa foi do tipo observação participativa de natureza qualitativa, informativa e dialogada. Dentro da recuperação das nascentes encontramos também a necessidade da promoção de uma Educação Ambiental que trabalhe o homem-ambiente que visa mostrar a importância ambiental e a educação com todo o meio natural. A Educação Ambiental é uma ferramenta muito importante na busca pelo desenvolvimento onde constantemente o cidadão fomenta uma mudança ambiental e consciência do meio natural contribuindo assim para a preservação do meio ambiente. Esse tema não se restringe só na abordagem de poluição, lixo, proteção animal, mas assume um caráter mais complexo e realista, analisando os aspectos naturais, tendo sempre como objetivo o equilíbrio entre o homem com o meio ambiente.