LUDICIDADE, JOGOS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: QUAL O PAPEL DO JOGO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA?
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88674 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1426 "inscrito_id" => 13246 "titulo" => "LUDICIDADE, JOGOS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: QUAL O PAPEL DO JOGO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA?" "resumo" => "Ao tratarmos do processo de alfabetização e letramento, muitas vezes nos deparamos com práticas educativas que acabam por limitar a autonomia, a criatividade, a dinamicidade e a socialização da criança, habilidades fundamentais para o seu desenvolvimento integral. O sistema escolar precisa construir ambientes que ofereçam experiências e interações com a leitura e escrita, dando um real significado para aquilo que as crianças aprendem. Um tema que vem sendo muito estudado nos últimos anos, é o da ludicidade e da utilização de jogos. Através destes a criança pode desenvolver habilidades únicas e extremamente necessárias para o seu desenvolvimento. Com o intuito então de colaborar nesta temática, esta pesquisa teve como objetivo discutir o papel do jogo no primeiro ciclo do ensino fundamental, problematizando as potencialidades da adoção de prática lúdicas durante a alfabetização e o letramento das crianças Pesquisa social de abordagem qualitativa, utilizamos para a produção de dados deste trabalho as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas semiestruturadas com docentes do município de Farroupilha/RS. Posteriormente, as entrevistas foram analisadas através da técnica de análise de conteúdo, em que foi possível correlacionar os dados produzidos na pesquisa bibliográfica, na pesquisa documental e nas entrevistas realizadas. A partir dessa correlação, as reflexões construídas compuseram os materiais didáticos que foram elaborados e distribuídos aos docentes da rede municipal de Farroupilha/RS. Concluímos que a busca pela formação integral na educação passa pela compreensão e valorização do lúdico para o desenvolvimento motor, cognitivo, social e afetivo das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13246_TB1426_24082022112240.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA JÚLIA SCHAPARINI DILLMANN" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ana.dilmann@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88674 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1426 "inscrito_id" => 13246 "titulo" => "LUDICIDADE, JOGOS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: QUAL O PAPEL DO JOGO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA?" "resumo" => "Ao tratarmos do processo de alfabetização e letramento, muitas vezes nos deparamos com práticas educativas que acabam por limitar a autonomia, a criatividade, a dinamicidade e a socialização da criança, habilidades fundamentais para o seu desenvolvimento integral. O sistema escolar precisa construir ambientes que ofereçam experiências e interações com a leitura e escrita, dando um real significado para aquilo que as crianças aprendem. Um tema que vem sendo muito estudado nos últimos anos, é o da ludicidade e da utilização de jogos. Através destes a criança pode desenvolver habilidades únicas e extremamente necessárias para o seu desenvolvimento. Com o intuito então de colaborar nesta temática, esta pesquisa teve como objetivo discutir o papel do jogo no primeiro ciclo do ensino fundamental, problematizando as potencialidades da adoção de prática lúdicas durante a alfabetização e o letramento das crianças Pesquisa social de abordagem qualitativa, utilizamos para a produção de dados deste trabalho as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas semiestruturadas com docentes do município de Farroupilha/RS. Posteriormente, as entrevistas foram analisadas através da técnica de análise de conteúdo, em que foi possível correlacionar os dados produzidos na pesquisa bibliográfica, na pesquisa documental e nas entrevistas realizadas. A partir dessa correlação, as reflexões construídas compuseram os materiais didáticos que foram elaborados e distribuídos aos docentes da rede municipal de Farroupilha/RS. Concluímos que a busca pela formação integral na educação passa pela compreensão e valorização do lúdico para o desenvolvimento motor, cognitivo, social e afetivo das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13246_TB1426_24082022112240.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA JÚLIA SCHAPARINI DILLMANN" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ana.dilmann@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }