GET, SET, MATH! - UM JOGO EDUCATIVO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90728 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4465 "inscrito_id" => 17266 "titulo" => "GET, SET, MATH! - UM JOGO EDUCATIVO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA" "resumo" => "Diferentes pesquisas apontam que vários alunos possuem dificuldade na matéria de matemática e este problema se agravou com os efeitos da pandemia, que, além de vários fatores, tornou o tédio um obstáculo ainda maior durante o aprendizado. Tendo em vista as dificuldades dos alunos com o ensino de matemática, nosso projeto propõe o desenvolvimento de um jogo para divertir e auxiliar o usuário na prática de cálculos matemáticos mentais com base no ensino com jogos educativos. Para seu desenvolvimento, o Get, Set, MATH! baseou-se em pesquisas que comprovaram a necessidade da atuação na área e a eficiência do método escolhido, sendo eles, o desinteresse no método de aprendizado utilizado em escolas, o baixo desempenho de alunos em matemática e vantagens da utilização de jogos educativos e cálculos mentais no aprendizado. Também foi necessário realizar um levantamento sobre a temática; desenvolver um GDD (Game Design Document) para guiar o desenvolvimento do jogo; criar protótipo de tela baseados na ideia central do jogo (desenvolvida no GDD); avaliar estes protótipos a fim de consolidar os cenários do jogo; produzir o jogo utilizando a engine Unity; testar, internamente, e corrigir possíveis bugs e problemas encontrados durante a utilização do jogo; selecionar candidatos para validar os objetivos do projeto através de uma teste beta supervisionado; e, por fim, publicar os resultados obtidos. Com isso, realizamos uma pesquisa aplicada, tendo como finalidade gerar conhecimentos para aplicação prática direcionada a criar um método eficiente de ensino voltado principalmente aos estudantes do ensino fundamental nos anos finais e ensino médio. Após realização dos testes com 200 alunos de diferentes idades e escolas através do Dia da Matemática no IFRN campus Santa Cruz, foram obtidos resultados positivos em relação ao projeto, comprovando a sua eficácia como uma ferramenta de ensino e prática na matéria." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID17266_TB4465_01122022200747.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL COELHO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DANIEL" "autor_email" => "dcsantos1503@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90728 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4465 "inscrito_id" => 17266 "titulo" => "GET, SET, MATH! - UM JOGO EDUCATIVO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA" "resumo" => "Diferentes pesquisas apontam que vários alunos possuem dificuldade na matéria de matemática e este problema se agravou com os efeitos da pandemia, que, além de vários fatores, tornou o tédio um obstáculo ainda maior durante o aprendizado. Tendo em vista as dificuldades dos alunos com o ensino de matemática, nosso projeto propõe o desenvolvimento de um jogo para divertir e auxiliar o usuário na prática de cálculos matemáticos mentais com base no ensino com jogos educativos. Para seu desenvolvimento, o Get, Set, MATH! baseou-se em pesquisas que comprovaram a necessidade da atuação na área e a eficiência do método escolhido, sendo eles, o desinteresse no método de aprendizado utilizado em escolas, o baixo desempenho de alunos em matemática e vantagens da utilização de jogos educativos e cálculos mentais no aprendizado. Também foi necessário realizar um levantamento sobre a temática; desenvolver um GDD (Game Design Document) para guiar o desenvolvimento do jogo; criar protótipo de tela baseados na ideia central do jogo (desenvolvida no GDD); avaliar estes protótipos a fim de consolidar os cenários do jogo; produzir o jogo utilizando a engine Unity; testar, internamente, e corrigir possíveis bugs e problemas encontrados durante a utilização do jogo; selecionar candidatos para validar os objetivos do projeto através de uma teste beta supervisionado; e, por fim, publicar os resultados obtidos. Com isso, realizamos uma pesquisa aplicada, tendo como finalidade gerar conhecimentos para aplicação prática direcionada a criar um método eficiente de ensino voltado principalmente aos estudantes do ensino fundamental nos anos finais e ensino médio. Após realização dos testes com 200 alunos de diferentes idades e escolas através do Dia da Matemática no IFRN campus Santa Cruz, foram obtidos resultados positivos em relação ao projeto, comprovando a sua eficácia como uma ferramenta de ensino e prática na matéria." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID17266_TB4465_01122022200747.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL COELHO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DANIEL" "autor_email" => "dcsantos1503@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }