O presente trabalho tem como objetivo explicitar a importância da poesia slam nos processos de construção e execução das propostas didáticas no Novo Ensino Médio, evidenciando o empoderamento que a criação e recitação da poesia traz ao jovem. O slam, objeto de análise desse artigo, trata-se de uma poesia criada nos Estados Unidos, onde apenas as pessoas de elite tinham acesso ao gênero, ao contrário do que acontece no Brasil! O slam tornou-se a arma dos jovens periféricos, pois, foi a partir dele que tornou-se explícita a noção de que são pessoas e como todas as outras têm o direito de se expressar como querem. Alicerçada no protagonismo que o "novo" gênero literário oferece aos poetas, o Novo Ensino Médio bate às portas das salas de aula convidando o aluno para se tornar o centro de todo o processo pedagógico. O artigo busca a partir de uma pesquisa expositiva, apresentar para o público as possibilidades de uso do slam nas salas de aula do Novo Ensino Médio. Dessa forma, este trabalho aborda as características, objetivos e efeitos do slam nas periferias e escolas, incluindo o universo aluno e como podem se conectam com o ambiente escolar.