MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A INVESTIGAÇÃO COMO FIO CONDUTOR DAS APRENDIZAGENS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91041 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4923 "inscrito_id" => 18383 "titulo" => "MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A INVESTIGAÇÃO COMO FIO CONDUTOR DAS APRENDIZAGENS" "resumo" => "A criança está inserida na cultura, pensa sobre ela, produz significados, interroga o mundo. Isto é, formula hipóteses, tece interrogações sobre os fenômenos e acontecimentos que vivencia, observa, relaciona, compara, confronta ideias e, assim, vai constituindo e consolidando seu pensamento. Deste modo, coloca em ação suas estruturas mentais cognitivas para apreender e construir conceitos. Deste modo, o presente artigo busca evidenciar as possibilidades para o desenvolvimento de conceitos matemáticos na Educação infantil, considerando a investigação, as experiências e as brincadeiras. É oportuno destacar que a cada experiência as crianças interagem com os objetos buscando conexões com seus repertórios internos, traçando soluções e respostas que vão sendo aprimoradas pela mediação docente, bem como, pela apropriação desses conhecimentos. É de nosso interesse também discutir o papel da mediação docente frente às situações de aprendizagem que planeja a partir dos campos de experiência. Neste sentido, buscamos em Piaget (1976; 1996), Constance Kamii (2012), Kátia Smole (2000; 2001), Priscila Monteiro (2010, 2019), Délia Lerner (2002) entre outros pesquisadores nosso alicerce teórico e metodológico. Por fim, evidencia-se que pensar a Matemática na Educação Infantil é compreender um processo dinâmico, contínuo e sistemático de assimilação, interrogação e transformação do conhecimento. É também, estruturar ações, experiências e propostas que corroborem e reconheçam o potencial e os saberes das crianças. Ou seja, é necessário que a ação docente esteja ancorada em contextos significativos de aprendizagem que tenham sentido na vida das crianças e que potencialize as capacidades que constituem as infâncias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID18383_TB4923_03102022230834.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LOIDE PEREIRA TROIS" "autor_nome_curto" => "Loide" "autor_email" => "loide.trois@maristas.org." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91041 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4923 "inscrito_id" => 18383 "titulo" => "MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A INVESTIGAÇÃO COMO FIO CONDUTOR DAS APRENDIZAGENS" "resumo" => "A criança está inserida na cultura, pensa sobre ela, produz significados, interroga o mundo. Isto é, formula hipóteses, tece interrogações sobre os fenômenos e acontecimentos que vivencia, observa, relaciona, compara, confronta ideias e, assim, vai constituindo e consolidando seu pensamento. Deste modo, coloca em ação suas estruturas mentais cognitivas para apreender e construir conceitos. Deste modo, o presente artigo busca evidenciar as possibilidades para o desenvolvimento de conceitos matemáticos na Educação infantil, considerando a investigação, as experiências e as brincadeiras. É oportuno destacar que a cada experiência as crianças interagem com os objetos buscando conexões com seus repertórios internos, traçando soluções e respostas que vão sendo aprimoradas pela mediação docente, bem como, pela apropriação desses conhecimentos. É de nosso interesse também discutir o papel da mediação docente frente às situações de aprendizagem que planeja a partir dos campos de experiência. Neste sentido, buscamos em Piaget (1976; 1996), Constance Kamii (2012), Kátia Smole (2000; 2001), Priscila Monteiro (2010, 2019), Délia Lerner (2002) entre outros pesquisadores nosso alicerce teórico e metodológico. Por fim, evidencia-se que pensar a Matemática na Educação Infantil é compreender um processo dinâmico, contínuo e sistemático de assimilação, interrogação e transformação do conhecimento. É também, estruturar ações, experiências e propostas que corroborem e reconheçam o potencial e os saberes das crianças. Ou seja, é necessário que a ação docente esteja ancorada em contextos significativos de aprendizagem que tenham sentido na vida das crianças e que potencialize as capacidades que constituem as infâncias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID18383_TB4923_03102022230834.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LOIDE PEREIRA TROIS" "autor_nome_curto" => "Loide" "autor_email" => "loide.trois@maristas.org." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }