A educação não formal caracteriza como modalidade que aborda processos educativos que acontecem fora da escola, em organizações sociais, movimentos não governamentais (ONGs) e outras entidades filantrópicas atuantes na área social (GOHN, 2008). Este trabalho tem como objetivo discutir, problematizar e refletir como ocorre o fazer pedagógico nestas instituições, de forma que seja possível compreender como tais instituições estão realizando seu trabalho educativo e como isso está impactando o desenvolvimento cognitivo, social, cultural e humano dos sujeitos. Diante do desafio de problematizar essas questões, esse trabalho foi realizado na adoção das metodologias de estudo teórico, de autores que subsidiam nossa pesquisa e estudo de caso, de forma a aprofundar nosso estudo e investigar o fenômeno aqui abordado. O fazer pedagógico da presente OSC (campo de estudo da pesquisa) é norteado em Paulo Freire, uma vez que este concebe os sujeitos a partir de uma visão humana, social e cultural. A Organização traz em sua metodologia educacional uma ressignificação do método Freire, com o uso das palavras geradoras em sequências didáticas (caracterizada como metodologias ativas), condizentes com a realidade de mundo dos sujeitos, de forma a possibilitar a reflexão e a discussão sobre a palavra abordada. Portanto, conhecer, discutir, problematizar e refletir sobre o fazer pedagógico que ocorre nas Organizações da Sociedade Civil (OSC) é primordial para entender os processos educativos que permeia tais instituições, e mais do que isso compreendê-las como um processo de fortalecimento social e cultural que prima pela formação integral dos sujeitos.