ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88740 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1559 "inscrito_id" => 10594 "titulo" => "ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA" "resumo" => "Este trabalho é um recorte de revisão sistemática da literatura realizada para compor o estado da arte da tese “Estratégias inclusivas no ensino da educação física escolar”. O estudo tem como objetivo identificar e analisar as pesquisas publicadas em teses, dissertações e artigos sobre as estratégias pedagógicas utilizadas na educação física escolar para promover a inclusão dos alunos com deficiência. Trata-se de um recorte de uma pesquisa bibliográfica determinada no período de 2012 a 2021, utilizando os descritores educação física, educação física adaptada, estratégias inclusivas, práticas inclusivas, deficiências, inclusão e adaptação. Dentre os trabalhos selecionados para leitura completa, sete artigos atenderam aos critérios de inclusão deste estudo. Verificou-se que os autores apresentam formas diversificadas de entender e abordar as estratégias pedagógicas inclusivas utilizadas na educação física escolar, além disso, alguns trabalhos apontam estratégias direcionadas a alguma deficiência e outros as exploram de maneira muito generalista. Nesse sentido, conclui-se que há necessidade de estruturar o que já foi produzido academicamente de acordo com as dimensões de acessibilidade, visto que a aplicabilidade dessas dimensões promovem a inclusão que precisamos e desejamos alcançar em todos os espaços e contextos, inclusive na escola. Assim, sugerimos organizar as estratégias gerais e as específicas por deficiência em categorias diferentes para que sirvam de referência às intervenções pedagógicas na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID10594_TB1559_14072022094239.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA APARECIDA TAVARES DA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "Ana Aparecida T" "autor_email" => "ana.silveira.806@ufrn.edu" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88740 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1559 "inscrito_id" => 10594 "titulo" => "ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA" "resumo" => "Este trabalho é um recorte de revisão sistemática da literatura realizada para compor o estado da arte da tese “Estratégias inclusivas no ensino da educação física escolar”. O estudo tem como objetivo identificar e analisar as pesquisas publicadas em teses, dissertações e artigos sobre as estratégias pedagógicas utilizadas na educação física escolar para promover a inclusão dos alunos com deficiência. Trata-se de um recorte de uma pesquisa bibliográfica determinada no período de 2012 a 2021, utilizando os descritores educação física, educação física adaptada, estratégias inclusivas, práticas inclusivas, deficiências, inclusão e adaptação. Dentre os trabalhos selecionados para leitura completa, sete artigos atenderam aos critérios de inclusão deste estudo. Verificou-se que os autores apresentam formas diversificadas de entender e abordar as estratégias pedagógicas inclusivas utilizadas na educação física escolar, além disso, alguns trabalhos apontam estratégias direcionadas a alguma deficiência e outros as exploram de maneira muito generalista. Nesse sentido, conclui-se que há necessidade de estruturar o que já foi produzido academicamente de acordo com as dimensões de acessibilidade, visto que a aplicabilidade dessas dimensões promovem a inclusão que precisamos e desejamos alcançar em todos os espaços e contextos, inclusive na escola. Assim, sugerimos organizar as estratégias gerais e as específicas por deficiência em categorias diferentes para que sirvam de referência às intervenções pedagógicas na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID10594_TB1559_14072022094239.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA APARECIDA TAVARES DA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "Ana Aparecida T" "autor_email" => "ana.silveira.806@ufrn.edu" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }