Este trabalho é um recorte de revisão sistemática da literatura realizada para compor o estado da arte da tese “Estratégias inclusivas no ensino da educação física escolar”. O estudo tem como objetivo identificar e analisar as pesquisas publicadas em teses, dissertações e artigos sobre as estratégias pedagógicas utilizadas na educação física escolar para promover a inclusão dos alunos com deficiência. Trata-se de um recorte de uma pesquisa bibliográfica determinada no período de 2012 a 2021, utilizando os descritores educação física, educação física adaptada, estratégias inclusivas, práticas inclusivas, deficiências, inclusão e adaptação. Dentre os trabalhos selecionados para leitura completa, sete artigos atenderam aos critérios de inclusão deste estudo. Verificou-se que os autores apresentam formas diversificadas de entender e abordar as estratégias pedagógicas inclusivas utilizadas na educação física escolar, além disso, alguns trabalhos apontam estratégias direcionadas a alguma deficiência e outros as exploram de maneira muito generalista. Nesse sentido, conclui-se que há necessidade de estruturar o que já foi produzido academicamente de acordo com as dimensões de acessibilidade, visto que a aplicabilidade dessas dimensões promovem a inclusão que precisamos e desejamos alcançar em todos os espaços e contextos, inclusive na escola. Assim, sugerimos organizar as estratégias gerais e as específicas por deficiência em categorias diferentes para que sirvam de referência às intervenções pedagógicas na escola.