ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CONTEXTO DE UMA SALA DE AULA EM IMPERATRIZ-MA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88906 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2026 "inscrito_id" => 13338 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CONTEXTO DE UMA SALA DE AULA EM IMPERATRIZ-MA" "resumo" => "O presente artigo traz uma reflexão acerca das práticas de alfabetização, em consonância com uma visão prática em sala de aula, analisando de que modo se dá a organização do trabalho docente no processo de alfabetização e quais os principais métodos de alfabetização que estão presentes dentro do ambiente escolar. O estudo aqui apresentado consiste em uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, no qual foi observada a presença do método alfabético em sala, e o brincar isolado do processo de alfabetização, ficando restrito apenas ao momento do intervalo/recreio. Contrapondo ao verificado se faz uma defesa de que a alfabetização é um processo de grande importância para a sociedade, uma vez que ela é capaz de possibilitar oportunidades, liberdade e autonomia aos indivíduos, desse modo se compreende como é imprescindível que esse processo seja significativo para as crianças e esteja acompanhado de uma relação estrita com o brincar, a fim de que tais sujeitos utilizem esses conhecimentos para se tornarem indivíduos capazes de entender e atuar no mundo em que vivem. Desse modo, para as reflexões aqui feitas, lançamos mãos de estudos, os quais discorrem sobre a alfabetização na perspectiva do letramento, assim como trabalhos que orientam sobre o brincar na organização da prática de alfabetização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13338_TB2026_23072022163732.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA DA COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "leticiasilva.20200001186@" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88906 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2026 "inscrito_id" => 13338 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CONTEXTO DE UMA SALA DE AULA EM IMPERATRIZ-MA" "resumo" => "O presente artigo traz uma reflexão acerca das práticas de alfabetização, em consonância com uma visão prática em sala de aula, analisando de que modo se dá a organização do trabalho docente no processo de alfabetização e quais os principais métodos de alfabetização que estão presentes dentro do ambiente escolar. O estudo aqui apresentado consiste em uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, no qual foi observada a presença do método alfabético em sala, e o brincar isolado do processo de alfabetização, ficando restrito apenas ao momento do intervalo/recreio. Contrapondo ao verificado se faz uma defesa de que a alfabetização é um processo de grande importância para a sociedade, uma vez que ela é capaz de possibilitar oportunidades, liberdade e autonomia aos indivíduos, desse modo se compreende como é imprescindível que esse processo seja significativo para as crianças e esteja acompanhado de uma relação estrita com o brincar, a fim de que tais sujeitos utilizem esses conhecimentos para se tornarem indivíduos capazes de entender e atuar no mundo em que vivem. Desse modo, para as reflexões aqui feitas, lançamos mãos de estudos, os quais discorrem sobre a alfabetização na perspectiva do letramento, assim como trabalhos que orientam sobre o brincar na organização da prática de alfabetização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13338_TB2026_23072022163732.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA DA COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "leticiasilva.20200001186@" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }