PRÁTICAS DE ENSINO EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UMA OLHAR A PARTIR DE VIVÊNCIAS EM ESPAÇOS CULTURAIS DA CAPITAL CEARENSE
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88077 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 145 "inscrito_id" => 11115 "titulo" => "PRÁTICAS DE ENSINO EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UMA OLHAR A PARTIR DE VIVÊNCIAS EM ESPAÇOS CULTURAIS DA CAPITAL CEARENSE" "resumo" => "Compreender as contribuições de vivências em espaços públicos-culturais de Fortaleza (CE) – museus, praças, parques históricos etc. na formação do pedagogo(a), tomando por base a disciplina de Práticas de Ensino em História e Geografia, é o objetivo deste estudo. Direcionamo-nos, portanto, para alguns espaços culturais existentes na capital cearense (Fortaleza) no intento de percebermos suas contribuições na/para práticas de ensino contextualizadas e que instiguem os estudantes/futuros pedagogos a reflexões acerca da sociedade e dos processos intrinsecamente ligados a ela. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. Os resultados e discussões nos sinalizam que proporcionar vivências diversificadas aos pedagogos e às crianças permitem um maior reconhecimento das noções de tempo e de espaço, de contextualização dos conhecimentos e de compreensão de fatos e personagens históricos, para além dos conteúdos tradicionais de História e Geografia. Por fim, as vivências em espaços culturais não são os únicos exemplos de estratégias diversificadas, existindo outras, de modo que devem ser oportunizadas na formação dos pedagogos e nas práticas destes em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID11115_TB145_20062022164500.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO FALCÃO SOLON" "autor_nome_curto" => "THIAGO FALCÃO" "autor_email" => "thiaguinho.expert@hotmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88077 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 145 "inscrito_id" => 11115 "titulo" => "PRÁTICAS DE ENSINO EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UMA OLHAR A PARTIR DE VIVÊNCIAS EM ESPAÇOS CULTURAIS DA CAPITAL CEARENSE" "resumo" => "Compreender as contribuições de vivências em espaços públicos-culturais de Fortaleza (CE) – museus, praças, parques históricos etc. na formação do pedagogo(a), tomando por base a disciplina de Práticas de Ensino em História e Geografia, é o objetivo deste estudo. Direcionamo-nos, portanto, para alguns espaços culturais existentes na capital cearense (Fortaleza) no intento de percebermos suas contribuições na/para práticas de ensino contextualizadas e que instiguem os estudantes/futuros pedagogos a reflexões acerca da sociedade e dos processos intrinsecamente ligados a ela. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. Os resultados e discussões nos sinalizam que proporcionar vivências diversificadas aos pedagogos e às crianças permitem um maior reconhecimento das noções de tempo e de espaço, de contextualização dos conhecimentos e de compreensão de fatos e personagens históricos, para além dos conteúdos tradicionais de História e Geografia. Por fim, as vivências em espaços culturais não são os únicos exemplos de estratégias diversificadas, existindo outras, de modo que devem ser oportunizadas na formação dos pedagogos e nas práticas destes em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID11115_TB145_20062022164500.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO FALCÃO SOLON" "autor_nome_curto" => "THIAGO FALCÃO" "autor_email" => "thiaguinho.expert@hotmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }