Trazer para um debate organizacional as discussões e fundamentos teóricos da importância dessas estratégias do Endomarketing nas instituições de ensino superior a partir da descoberta da sua existência ou não na mesma, assim evidenciar o seu papel fundamental para a propaganda eficaz do serviço prestado para a sociedade. Podendo dessa maneira abrir com esse trabalho de pesquisa o debate que corrobore com o olhar sobre esse marketing interno que busca a valorização e a satisfação dos seus clientes sendo eles os seus primeiros consumidores, os colaboradores da empresa. Discutir as consequências que são acarretadas com o desuso de tão importante ferramenta que por vezes passa despercebido pelos administradores e perde-se a oportunidade de ouvir e executar consequentemente atrativos para conquistar seus colaboradores ao uso dos seus produtos/serviços. Com a competitividade do mercado cada vez mais em alta e a busca pela sobrevivência fica afiada a empresa e neste caso a Instituição de Ensino Superior precisa voltar-se para si, para os seus e, com isso, ir ao público alvo fortalecido e sem chances para contrapropaganda que pode resultar em prejuízos quanto à falta de verdade e credibilidade, bem como fortalecer os vínculos com seus funcionários e a fidelização que é preciso. O tema abordado neste trabalho levanta algumas técnicas do Endomarketing que favoreça a comunicação interna e estabeleça dentre os funcionários da empresa a informação que é capaz de motivar e contribuir para a participação de todos. Quando ocorre o processo de recrutamento e seleção e até a entrada definitiva do colaborador o mesmo precisa se familiarizar com o ambiente organizacional, sua cultura. Objetivos e valores da empresa, bem como deve ser transmitida a ideia de que todos estão envolvidos no processo de desenvolvimento da instituição. O endomarketing dentro de suas atribuições agrega valor e fomenta nos colaboradores para que os mesmos encantem e passem confiança para os clientes da instituição. Segundo Kotler (1988, p. 40 apud Dias Bruna, 2011), “marketing interno é a tarefa bem-sucedida de contratar, treinar e motivar funcionários hábeis, que desejam atender bem aos consumidores”.