ENGENHARIA DIDÁTICA NO ENSINO DE CÁLCULO: METODOLOGIA DE ESTUDO UTILIZANDO O GEOGEBRA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89055 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2225 "inscrito_id" => 12499 "titulo" => "ENGENHARIA DIDÁTICA NO ENSINO DE CÁLCULO: METODOLOGIA DE ESTUDO UTILIZANDO O GEOGEBRA" "resumo" => "As metodologias de ensino da disciplina de Cálculo em Engenharias ou em cursos Interdisciplinares de Ciência e Tecnologia das Universidades Brasileiras demonstraram-se estritamente arcaicas, impulsionando o aumento dos índices de evasão no Ensino Superior, bem como a escassez de profissionais do campo das ciências exatas. Em consideração a isto, desenvolveu-se neste trabalho a análise prévia das estratégias e metodologias de ensino da disciplina de Cálculo I do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) com Campus em Mossoró, Rio Grande do Norte. Nesse ínterim, baseando-se nas fases da Engenharia Didática (ED), aplicou-se periodicamente nas turmas de graduação situações e problemas didáticos relacionados aos tópicos sobre Derivadas e Integrais Indefinidas, preparados a partir de questões retiradas da 6ª edição do Livro Cálculo A de Diva Marília Flemming, utilizando-se o software GeoGebra como motor para solução dos problemas. Ademais, foi disponibilizado para os alunos, normas e regras para a utilização do software, baseando-as nas bibliografias examinadas. Desse modo, esperou-se que, com a aplicação da metodologia supracitada, os discentes da graduação reconhecessem a ferramenta como instrumento auxiliar aos seus estudos, atuando, portanto, na interpretação de conceitos e equações ao permitir a exploração de gráficos e esquemas visuais, diminuindo, por influencia, os índices de desistência e evasão escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID12499_TB2225_05122022190933.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUSTAVO LUCAS DIAS ROCHA" "autor_nome_curto" => "Gustavo Rocha" "autor_email" => "gustavo.rocha9@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89055 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2225 "inscrito_id" => 12499 "titulo" => "ENGENHARIA DIDÁTICA NO ENSINO DE CÁLCULO: METODOLOGIA DE ESTUDO UTILIZANDO O GEOGEBRA" "resumo" => "As metodologias de ensino da disciplina de Cálculo em Engenharias ou em cursos Interdisciplinares de Ciência e Tecnologia das Universidades Brasileiras demonstraram-se estritamente arcaicas, impulsionando o aumento dos índices de evasão no Ensino Superior, bem como a escassez de profissionais do campo das ciências exatas. Em consideração a isto, desenvolveu-se neste trabalho a análise prévia das estratégias e metodologias de ensino da disciplina de Cálculo I do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) com Campus em Mossoró, Rio Grande do Norte. Nesse ínterim, baseando-se nas fases da Engenharia Didática (ED), aplicou-se periodicamente nas turmas de graduação situações e problemas didáticos relacionados aos tópicos sobre Derivadas e Integrais Indefinidas, preparados a partir de questões retiradas da 6ª edição do Livro Cálculo A de Diva Marília Flemming, utilizando-se o software GeoGebra como motor para solução dos problemas. Ademais, foi disponibilizado para os alunos, normas e regras para a utilização do software, baseando-as nas bibliografias examinadas. Desse modo, esperou-se que, com a aplicação da metodologia supracitada, os discentes da graduação reconhecessem a ferramenta como instrumento auxiliar aos seus estudos, atuando, portanto, na interpretação de conceitos e equações ao permitir a exploração de gráficos e esquemas visuais, diminuindo, por influencia, os índices de desistência e evasão escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID12499_TB2225_05122022190933.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUSTAVO LUCAS DIAS ROCHA" "autor_nome_curto" => "Gustavo Rocha" "autor_email" => "gustavo.rocha9@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }