NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE EDUCACIONAL: ESPAÇO DE VISIBILIDADE DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID 19
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89062 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2233 "inscrito_id" => 14505 "titulo" => "NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE EDUCACIONAL: ESPAÇO DE VISIBILIDADE DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID 19" "resumo" => "Este é o resumo do projeto de pesquisa intitulado “O NAE em tempos de Pandemia: caminhos trilhados ”, realizado na Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC durante o primeiro semestre do ano de 2022. Tem como principal objetivo conhecer as ações implementadas pelo Núcleo de Acessibilidade Educacional/NAE para atender as demandas surgidas durante a Pandemia da Covid 19. Realizou-se uma pesquisa mista quantitativa e qualitativa tendo como princípios norteadores os Estudos Emancipatórios da Deficiência. Esta foi uma pesquisa de cunho documental tendo como instrumentos os relatórios de gestão e os dados sobre estudantes autodeclarados publicizados no site da UDESC. Esta investigação explicitou a característica orgânica impressa na estrutura do Núcleo foco da pesquisa que, acompanhando as mudanças e adequações do ensino na UDESC frente às demandas impostas pela pandemia, manteve o apoio aos estudantes Público Alvo da Educação Especial- PAEE (pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação) e com Necessidades Educacionais Específicas-NEE, conforme definido pela Resolução 05/2018-CONSUNI que normatiza as ações e trâmites do NAE. Outro resultado evidenciado refere-se ao aumento na procura ao apoio do NAE pelos estudantes, alguns já autodeclarados, outros com especificidades recentemente surgidas, apontando para a visibilização de um grupo de estudantes que, apesar de fazer parte do contexto universitário, mantinha, até então, suas especificidades educacionais gerenciadas de forma pessoal, muito provavelmente, sobrecarregando o processo de aprendizagem, fato que comprova o caráter elitista e pouco acolhedor do Ensino Superior." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14505_TB2233_16112022090600.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA MARQUES GOMES" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "debora.gomes@udesc.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89062 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2233 "inscrito_id" => 14505 "titulo" => "NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE EDUCACIONAL: ESPAÇO DE VISIBILIDADE DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID 19" "resumo" => "Este é o resumo do projeto de pesquisa intitulado “O NAE em tempos de Pandemia: caminhos trilhados ”, realizado na Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC durante o primeiro semestre do ano de 2022. Tem como principal objetivo conhecer as ações implementadas pelo Núcleo de Acessibilidade Educacional/NAE para atender as demandas surgidas durante a Pandemia da Covid 19. Realizou-se uma pesquisa mista quantitativa e qualitativa tendo como princípios norteadores os Estudos Emancipatórios da Deficiência. Esta foi uma pesquisa de cunho documental tendo como instrumentos os relatórios de gestão e os dados sobre estudantes autodeclarados publicizados no site da UDESC. Esta investigação explicitou a característica orgânica impressa na estrutura do Núcleo foco da pesquisa que, acompanhando as mudanças e adequações do ensino na UDESC frente às demandas impostas pela pandemia, manteve o apoio aos estudantes Público Alvo da Educação Especial- PAEE (pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação) e com Necessidades Educacionais Específicas-NEE, conforme definido pela Resolução 05/2018-CONSUNI que normatiza as ações e trâmites do NAE. Outro resultado evidenciado refere-se ao aumento na procura ao apoio do NAE pelos estudantes, alguns já autodeclarados, outros com especificidades recentemente surgidas, apontando para a visibilização de um grupo de estudantes que, apesar de fazer parte do contexto universitário, mantinha, até então, suas especificidades educacionais gerenciadas de forma pessoal, muito provavelmente, sobrecarregando o processo de aprendizagem, fato que comprova o caráter elitista e pouco acolhedor do Ensino Superior." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14505_TB2233_16112022090600.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA MARQUES GOMES" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "debora.gomes@udesc.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }