Este trabalho tem por objetivo contribuir para os estudos de apropriação da linguagem escrita na EJA, com ênfase no âmbito social; imerso por práticas de letramento associadas às contribuições de ordem político econômica da Economia Solidária. A pesquisa, de cunho bibliográfico, foi definida com características exploratórias pelo caráter da sua flexibilidade, que possibilitou a consideração de vários aspectos relativos ao fato estudado. Quanto a natureza dos dados classifica-se como qualitativa, por priorizar a apreensão do significado dos fenômenos estudados, onde a investigação na literatura permitiu o ajuste progressivo do foco e o resultado foi apresentado predominantemente em reflexões, de forma descritiva/interpretativa. Os dados que classificaram os caminhos deste estudo bibliográfico envolveram materiais de diferentes autores como: Kleiman, Freire, Habermas, Singer e Gadotti; que permitiram possibilidades de respostas interdisciplinares para as questões surgidas no ato investigativo. Das leituras realizadas no âmbito da EJA, do letramento e da Economia Solidária foram encontradas interfaces que concretizaram a construção de uma possibilidade de ação docente, para atender a demanda social do primeiro ciclo da EJA, existente atualmente na rede pública de ensino. Com a aliança entre o letramento ideológico e a Economia Solidária enquanto ato pedagógico será possível promover o contato direto entre o fazer social e o fazer escolar, evitando discrepâncias naquilo que é objeto de ensino e o que está presente na realidade imediata dos educandos.