FREITAS, Arthur Silva et al.. O teatro como forma metodologica no ensino de química. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89137>. Acesso em: 22/11/2024 09:57
Na realidade escolar, é corriqueiro que os estudantes vejam a Química como uma disciplina complicada, chegando a não compreender o conteúdo ministrado em sala de aula. Essa realidade está atrelada a grande parte dos estudantes já que a Química é uma disciplina que envolve teoria e prática para que o processo de ensino seja aprofundado. Dessa forma, é importante variedades em metodologias, para que haja, mais aprofundamento em conteúdos que englobem essa prática metodológica para sanar possíveis dificuldades encontrados durante o processo de ensino-aprendizagem. Sabendo dessa problemática, o Teatro pode ser uma ferramenta que pode auxiliar durante esse processo. O presente trabalho teve como objetivo a interação entre arte e química, nele estimulou-se nos discentes a produção de peças teatrais ligados aos temas: Cinética, Equilíbrio químico e Radiatividade para turma de 2º ano do ensino médio no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará. O trabalho foi dividido em três etapas, onde consistiu em ministração dos conteúdos, observando as possíveis dúvidas e dificuldades do alunado. Em seguida foi exposto a ideia do trabalho e os temas abordados, realizando divisão de equipes para escrita dos enredos de cada apresentação. Vale ressaltar que houve disponibilidade para acompanhamento e orientação nas escritas durante as aulas. Posteriormente, realizou-se as encenações de cada apresentação. Diante disso, pode-se observar que os estudantes tiveram maior compreensão dos conteúdos e entenderam a importância de serem estudados. Pode-se observar também a escrita nos enredos, onde os mesmos trouxeram os conteúdos propostos relacionados ao cotidiano e também a fatos reais, como por exemplo a apresentação sobre o Césio-137. Desta forma, conclui-se que a metodologias foi eficaz, pois além de proporcionar um momento lúdico, os discentes puderam compreender o conteúdo de forma mais clara e leve, e sanando as dificuldades encontradas durante as aulas ministradas.